Lions Clube chama atenção para prevenção e curiosidades sobre diabetes

13/11/2020
14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes

14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes

Neste sábado (14) é o Dia Mundial da Diabetes. Buscando chamar a atenção da população para a prevenção da doença, o Lions Clube Dois Irmãos Portal da Serra, através da sua Comissão de Diabetes, formada por Catiane Patrícia Rodrigues Petzinger, Renata Stoffel e Isabel Koch Berlitz, está divulgando, através da sua página oficial no Facebook (@lions.doisirmaos), informações sobre como prevenir e outras curiosidades sobre a Diabetes.  
O material, que estará disponível a população, foi desenvolvido pela comissão, com ajuda da farmácia Farmabel e da nutricionista Marisete Baldi. 


O que é Diabetes Mellitus: 
É uma doença crônica e grave do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).


Diabetes Tipo 1
A produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem uma destruição autoimune. Os portadores do tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. É mais comum em adolescentes ou adultos jovens.
Causas: Não se tem certeza das causas do diabetes do tipo 1. Ele não tem como ser prevenido.


Diabetes Tipo 2
É o tipo mais comum. O pâncreas diminui a produção de insulina e/ou a insulina produzida não é bem usada pelo organismo (resistência insulínica). Ocorre após os 40 anos de idade, embora hoje se veja com maior  frequência em jovens, devido aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse.
Causas: Obesidade (inclusive a infantil); hereditariedade; sedentarismo; hipertensão; níveis altos de colesterol e triglicerídeos; medicamentos, como os à base de cortisona; idade acima de 40 anos; estresse emocional.


Principais Sintomas da Diabetes (são comuns nos dois tipos):
– Vontade de urinar diversas vezes;
– Fome frequente;
– Sede constante;
– Fraqueza;
– Nervosismo;
– Alteração visual (visão embaçada);
– Mudança de humor;
– Náusea e vômito;
– Infecções frequentes;
– Dificuldade na cicatrização de feridas;
– Formigamento nos pés;
– Furúnculos.


Diagnóstico: Através de três testes: glicemia de jejum, hemoglobina glicada e glicemia após TOTG (Teste Oral de Tolerância à Glicose).
Prevenção: Pratique exercício físico de 30 a 40 minutos por dia, cinco dias da semana, como uma caminhada e cuidados na alimentação podem ser suficientes para evitar a doença ou complicações em quem já sofre com ela.
Prefira: Leites e iogurtes desnatados, alimentos integrais e isentos de açúcar, grãos, queijos brancos, carnes magras, óleos vegetais, alimentos cozidos, grelhados ou assados, cereais integrais, frutas, verduras e legumes.
Evite: Leites e iogurtes integrais, farinhas brancas, massas, doces em geral, queijos amarelos, manteiga, banha, gordura trans (Gordura vegetal hidrogenada), carnes gordas, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela