Ford e McDonald’s se unem para transformar restos de café em peças de carro

13/12/2019
(Fonte: Época Negócios)

(Fonte: Época Negócios)

A Ford fechou uma parceria com o McDonald’s para usar os restos do café da franquia de fast-food para construir peças de seus carros. Segundo a montadora, a casca do café, que se solta no processo de torra do grão, será incorporada na fabricação de bioplásticos. Entre as peça que serão produzidas com o material, estão o compartimento dos faróis do carro e partes do interior do veículo. “O compromisso do McDonald’s em inovar nos impressionou e se aproxima de nossa visão de futuro e ação sustentável”, disse Debbie Mielewski, líder do time de pesquisa de sustentabilidade e materiais emergentes da Ford, em nota. “Isso tem sido uma prioridade da Ford há 20 anos, e é um exemplo de economia circular, em que indústrias diferentes trabalham juntas e trocam materiais que, no passado, seriam lixo”, acrescenta. 
A casca do café é muito usada em outras indústrias como adubo ou carvão. De acordo com a Ford, o processo para transformação exige esquentar a casca em ambiente de baixo oxigênio. O resto do café então é misturado com o plástico e outros aditivos, permitindo que seja moldado em diversas formas. O plástico criado, segundo a empresa, é 20% mais leve e necessita de 25% menos energia para ser produzido. A capacidade térmica do “plástico de café” também é “significativamente melhor” que os materiais usados atualmente. “Como o McDonald’s, a Ford está comprometida em diminuir a quantidade de lixo e estamos sempre procurando por maneiras inovadoras de avançar este objetivo”, disse Ian Olson, diretor sênior de sustentabilidade global do McDonald’s, em nota. “Descobrindo uma maneira de usar a casca do café como matéria prima, estamos mostrando como empresas podem, juntas, participar ainda mais da economia circular”. 
Além das duas gigantes, a Varroc Lighting Systems, que cria faróis de carro, e a Competitive Green Technologies, que processa as cascas de café, fazem parte do projeto. 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela