Dois Irmãos teve redução da criminalidade no ano passado

14/01/2020
Tenente Elton Dhein

Tenente Elton Dhein

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul apontam queda nos índices de criminalidade de Dois Irmãos em 2019. Avaliados pelo tenente Elton Dhein, comandante da Brigada Militar no município, ele destaca que os números são positivos se comparados a anos anteriores. “Acredito que estamos no caminho certo”, diz ele, destacando que o efetivo atua de acordo com as possibilidades fornecidas pelo Estado. 
Para o comandante, há fatores importantes que contribuíram para diminuir os índices de criminalidade, entre eles a presença de câmeras de monitoramento nas principais entradas e saídas do município. “Elas acabam inibindo ações criminosas e a vinda de delinquentes para cá”, destaca Elton, ressaltando também as barreiras policiais, que ocorrem diariamente. “É onde buscamos identificar quem entra e quem sai da cidade”, comenta ele, lembrando que elas ocorrem em diversos bairros. 


Os números
Dos números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, apenas dois aumentaram em relação a 2018: o de furtos e o de estelionatos. Segundo a SSP, Dois Irmãos registrou 196 furtos (aqui, soma-se os casos de furto mão grande, furto/arrombamento à residência e estabelecimento comercial, furto descuido), 8 a mais do que em 2018. Já os casos de estelionato chegaram a 21, contra 19 no ano anterior.  O número de furtos é o que mais chama a atenção da polícia, que também conta com o ajuda da comunidade para inibir novas ações criminosas. “A integração entre os vizinhos nos grupos de WhatsApp, por exemplo, também é importante, uma vez que permite o compartilhamento de informações sobre pessoas e veículos suspeitos”, comentou o tenente Elton, reforçando o pedido para que os moradores levem estas informações para a polícia. 
Exceto os crimes citados acima, todos os demais diminuíram. Os casos de posse de entorpecente caíram de 43 em 2018 para 29 em 2019. Para o tenente, isso se deve a presença constante do policiamento nas praças e demais espaços públicos do município. “Na semana passada, jovens foram flagrados fumando maconha no meio do mato”, comentou. 
Além destes, Dois Irmãos registrou 25 roubos em 2019 contra 33 em 2018, 5 roubos de veículo contra 8 em 2018, 18 furtos de veículo contra 21 em 2018, 1 homicídio doloso e 1 apreensão de arma de fogo. No ano passado também foram registradas 3 ocorrências por tráfico de drogas, 12 a menos que no ano anterior. É o menor índice nos últimos seis anos. 


› Compartilhe

  • Instagram

COLUNAS

Tudo passa

Tudo passa

Coluna da Fé   09/07/2020

Apenas um copo de água

Apenas um copo de água

Coluna da Fé   09/07/2020

O tempo: O consolo da vida

O tempo: O consolo da vida

Alan Caldas   03/07/2020

FOTOS DO DIA

Novo normal – Antes das compras, é bom checar a temperatura (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela