Ex-secretária da Saúde é presa por suspeita de envolvimento em fraude

14/05/2019
Ana Paula Macedo foi detida em sua casa, em Dois Irmãos, a partir da investigação sobre esquema fraudulento em Estância Velha

Ana Paula Macedo foi detida em sua casa, em Dois Irmãos, a partir da investigação sobre esquema fraudulento em Estância Velha

Estância Velha – Uma investigação iniciada em outubro do ano passado culminou, na manhã desta terça-feira, dia 14, na prisão temporária de pelo menos sete pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema fraudulento em Estância Velha, formado por servidores públicos e empresários ligados a Clínica Previne, contratada pela prefeitura para a realização de exames como raio-x, ecografia e tomografia. Conforme apurado pela polícia, a empresa recebeu do Executivo municipal valores por serviços que nunca foram prestados. 
Entre os presos estão o secretário licenciado da Saúde de Estância Velha, Mauri Martinelli; a secretária interina, Eloise Gernhardt; e a ex-secretária Ana Paula Macedo, além de Josué Araújo Brum, ex-dono da Previne. Ana Paula é moradora do bairro Navegantes, em Dois Irmãos, onde foi detida por volta das 7h. Antes de ser secretária da Saúde em Estância Velha, ela já ocupou o mesmo cargo em Dois Irmãos, durante um período da gestão de Miguel Schwengber (2009-2012). Atualmente, é secretária de Saúde na prefeitura de Nova Santa Rita. Em entrevista à GaúchaZH, o advogado Elvis Luciano Mineiro, que defende Ana Paula Macedo, disse que é cedo para falar sobre o caso. “Vamos aguardar ter acesso aos autos para nos posicionarmos sobre essa prisão indevida”.


SAIBA MAIS
Conforme informações divulgadas pela polícia, a Clínica Previne foi vendida há cerca de um mês. Durante o esquema fraudulento, a empresa teria sido beneficiada em licitações e teria pago propina a agentes públicos para manter o suposto esquema. A atual gestão da empresa não está sob investigação. Deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat), a Operação Anamnese tem como objetivo apurar crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude licitatória e associação criminosa em prejuízo ao erário de Estância Velha. Além dos mandados de prisão, também foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão. Além de Dois Irmãos e Estância Velha, as cidades de Novo Hamburgo e Mostardas também foram alvo da operação. 


Confira nota oficial emitida pela prefeitura de Estância Velha:
“A Prefeitura Municipal de Estância Velha informa que está à disposição da justiça quanto às investigações da suspeita de fraude em exames médicos realizados pela clínica Previne. A Administração está colhendo informações adicionais para que, posteriormente, sejam tomadas as medidas cabíveis com relação aos fatos. Repudiamos qualquer ato ilícito ou fraude independente do setor da Administração Pública, neste caso, envolvendo a saúde da comunidade. Diante disso, a gestão municipal é a mais interessada em esclarecer os fatos denunciados”.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela