Prefeita diz que é preciso seguir o que determina o decreto estadual

14/05/2020
Praticamente todos os restaurantes da cidade trabalham com buffet

Praticamente todos os restaurantes da cidade trabalham com buffet

O novo decreto do Governo do Estado, que instituiu o Distanciamento Controlado, proíbe o funcionamento de restaurantes com sistema de buffet – o que é o caso de praticamente todos em Dois Irmãos. A medida entrou em vigor na segunda-feira (11), mas os estabelecimentos ainda estão se adequando à nova e cruel realidade.
O município faz parte da classificação de bandeira laranja (risco médio), o que significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. No caso de restaurantes e lancherias, é permitido tele-entrega, pegue e leve e atendimento presencial com restrições (à la carte e prato feito). Além disso, os estabelecimentos devem observar uma série de cuidados em relação à higienização dos ambientes, ao distanciamento entre as mesas e à limitação do número de funcionários e clientes.
Apesar da insatisfação dos proprietários, a prefeita Tânia da Silva diz que o município deve seguir o que determina o Governo do Estado.
- Fizemos um decreto nos reportando ao decreto estadual, que não permite o serviço de buffet. Pessoalmente, não concordo, mas não adianta questionar, pois é um decreto do governo estadual, independentemente da bandeira. Até quem está na bandeira amarela não pode ter buffet livre – comenta.
Segundo a prefeita, todos precisam se adequar às regras.
- Nós conversamos com os proprietários de restaurantes e lancherias, pedindo para todos se adequarem ao decreto. Entendo que muitos se organizaram para o atendimento da semana, portanto ainda têm quinta e sexta para se adequarem. Vamos respeitar os proprietários até a sua adequação, mas isso não está escrito em Lei – conclui Tânia.


Restaurantes na bandeira laranja
- Permitido: Telentrega, pegue e leve, presencial com restrições (à la carte e prato feito)
- Proibido: Buffet


Principais regras para atendimento presencial
- Reduzir em 50% o número de funcionários em atendimento, adotando o sistema de revezamento entre eles
- Higienizar superfícies, pisos, paredes e banheiros periodicamente, durante o atendimento e antes do início das atividades, com álcool 70% ou desinfetante
- Disponibilizar álcool gel para clientes e funcionários
- Manter ao menos uma janela aberta e a limpeza em dia dos sistemas de ar condicionado
- Limitar o número de clientes dentro do estabelecimento à metade da capacidade
- Estabelecer o uso de máscara para todos os funcionários durante o atendimento
- Manter distância mínima de dois metros entre funcionários
- Delimitar a distância mínima de dois metros entre as mesas e em eventuais filas
- Exigir que trabalhadores higienizem as mãos antes e depois de cada atendimento
- Higienizar com álcool 70% ou desinfetante as máquinas de pagamento com cartão e os caixas eletrônicos
- Instalar cartazes informativos sobre higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento mínimo entre as pessoas
- Recomendar que trabalhadores não retornem as suas casas com uniforme


Restaurantes na bandeira amarela
- Mesmas regras da bandeira laranja. A única diferença é que não é preciso reduzir em 50% o número de funcionários em atendimento, mas em 25%


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