Glaci Saraiva Doerr é anunciada como patrona da Feira do Livro 2021

14/09/2021
Thaís, Jerri, patrona Glaci, Juarez e Denise (Foto: Divulgação / PMDI)

Thaís, Jerri, patrona Glaci, Juarez e Denise (Foto: Divulgação / PMDI)

A escritora Glaci Saraiva Doerr foi escolhida como patrona da 32ª Feira do Livro de Dois Irmãos, cujo tema é “Leia, imagine e transforme”. O convite foi feito na segunda-feira (13) pelo prefeito Jerri Meneghetti, ao lado do vice Juarez Stein, da secretária de Educação, Denise Maldaner, e da chefe do Departamento de Cultura, Thaís Backes.

– Eu me sinto muito honrada, além de surpreendida pelo convite especial para ser a patrona do evento literário mais importante da cidade que adotei para morar com a minha família. Tenho um carinho muito especial por Dois Irmãos e pelas pessoas – disse ela, revelando que está trabalhando em uma nova obra literária.

O prefeito Jerri destacou que, apesar da pandemia, a Feira do Livro irá acontecer mantendo todos os protocolos sanitários.

– A história de Dois Irmãos precisa continuar a ser contada, apesar de estarmos vivendo um ano atípico. O convite para a Glaci é para retribuir todo o trabalho que tem feito pela educação e pela cidade, além de valorizar nossos artistas locais – afirmou.

A Feira do Livro deste ano acontecerá em formato híbrido de 10 a 14 de novembro, na Praça do Imigrante, nas escolas do município e online.

 

Quem é a patrona?

Glaci Saraiva Doerr nasceu no dia 22 de julho de 1943, em Tramandaí, filha de Palmarito Saraiva e Maria Rosa do Amaral Saraiva. Cursou a Escola Normal no Colégio Dom Feliciano, em Gravataí. Lecionou na Escola Estadual Almirante Tamandaré, no ano de 1963, em Tramandaí, e em 1964 casou-se com Fernando Doerr (in memoriam), vindo morar em Dois Irmãos.

Também em 1964, começou a lecionar em Dois Irmãos, no Grupo Escolar, que depois virou Escola Estadual 10 de Setembro. Atuou como professora das séries iniciais e da biblioteca, onde fazia troca de livros, orientações a pesquisas, catalogava obras novas e realizava horas do conto, enriquecendo o imaginário das crianças com suas histórias e incentivando a leitura. Paralelamente, realizou vários festivais da escola, com danças e teatros, com atuação dos alunos da pré-escola à oitava série (denominação dos anos escolares na época). Com a ajuda dos demais colegas, confeccionava cenários e ajudava na confecção e costura das fantasias. Tais festivais ficaram na lembrança de todos que os assistiram e, principalmente, na memória das crianças que integravam o elenco do então chamado “Grupo Criatividade”. Em 1987, se aposentou na rede estadual. A partir desta data, realizou decorações de festas infantis, criando painéis decorativos até 2001.

Glaci e Fernando tiveram dois filhos, Luís Fernando e Patrícia. Também criaram sob tutela um menino a partir dos seus 12 anos de idade, Serafim Selso da Fonseca Neto. Atualmente, ela está com 78 anos, possui cinco netos e dois bisnetos. Glaci escreveu e editou o livro infantil “O Segredo da Borboleta Dourada”, e está para editar mais dois de sua autoria: “Dona Joaninha, o Anjo Bom da Floresta” e “Bonequinho de Neve”.


Glaci com o marido Fernando, falecido em 2019


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela