Número de estelionatos aumenta 143% em setembro de 2020 no RS

14/10/2020
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

O número de estelionatos aumentou 143% no Rio Grande do Sul no mês de setembro, com relação ao mesmo período do ano anterior. Em setembro de 2019 foram registrados 2.010 casos de estelionato no estado, enquanto que em setembro de 2020, foram 4.892. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Público (SSP) na manhã desta terça-feira (13). “As pessoas estão utilizando mais a internet, para comercialização e compra e isso faz com que tenha um aumento”, explica a chefe de polícia do RS, Nadine Anflor.
Nadine acredita que dois fatores proporcionaram o aumento expressivo nos registros. “O primeiro deles é o momento da pandemia, que fez com que os estelionatos acontecessem mais, porque as pessoas estão utilizando mais, principalmente a questão de compras à distância, golpes de WhatsApp, clonagem de WhatsApp”, diz. Para ela, o segundo fator foi a facilidade de fazer o registro pela internet. “Quando observamos que estavam aumentando os crimes, tentamos divulgar as nossas delegacias, principalmente a online, facilitando o registro pra poder buscar e identificar quem são [os estelionatários]”, diz.
A vergonha é um dos motivos que dificulta as denúncias, segundo a polícia. “Já percebemos que a vítima muitas vezes também tem um perfil de querer levar uma vantagem. Ela enxerga um preço mais barato. Ela enxerga uma vantagem que seduz. E tem vergonha de registrar depois. No registro online a pessoa não precisa se expor”, destaca.

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela