Bolsonaro diz que tem vontade de privatizar a Petrobras e discutirá tema

14/10/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (14), que irá discutir com a sua equipe econômica a privatização da Petrobras após receber críticas sobre o aumento do preço dos combustíveis. A declaração foi dada em uma entrevista para uma rádio de Pernambuco que foi transmitida ao vivo em suas redes sociais.

— Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade. Vou ver com a equipe econômica. Eu não posso, não é controlar, eu não posso melhor direcionar o preço do combustível, mas quando aumenta a culpa é minha. Quando aumenta o gás de cozinha, a culpa é minha, apesar de ter zerado o imposto federal — disse o presidente.

A declaração foi dada quando Bolsonaro falava sobre as constantes altas no preço da gasolina, justificando que não pode mexer na política de preços da estatal, que leva em consideração o dólar e o preço do barril do petróleo no mercado internacional. O presidente também comentou sobre o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quarta (13) que muda o cálculo da tributação sobre os combustíveis.

A proposta, que segue agora para o Senado, determina que o ICMS cobrado em cada Estado seja calculado com base no preço médio dos combustíveis nos dois anos anteriores — a mudança pode reduzir em até 8% o preço da gasolina ao consumidor.

— Não é o projeto ideal, eu cumprimento o Arthur Lira (presidente da Câmara dos Deputados) porque ele conseguiu aprovar o que foi possível. [...] A gente não tem como resolver um problema crônico, de décadas, de uma hora para outra — afirmou Bolsonaro.

O texto aprovado pelos deputados federais mantém a autoridade de cada Estado para fixar o ICMS, diferentemente do projeto enviada pelo governo federal em fevereiro, que determinava que as alíquotas seriam iguais em todos os Estados – a proposta acabou rejeitada pelos líderes partidários.

— Reconheço que os governadores não podem zerar o ICMS, mas a cobrança do ICMS não pode ser feita com um percentual sobre o preço final da bomba. Porque toda vez que aumenta o combustível, os governadores aumentam e muito o ICMS – disse ainda o presidente durante a entrevista.

Bolsonaro reclamou das críticas que vem recebendo sobre o aumento dos preços dos alimentos e voltou a criticar governadores e prefeitos sobre as altas em impostos locais.

— Ah, o cara não está fazendo nada, o cara está aumentando o combustível, o alimento está caro. Bem, reconhecemos que você tem razão em quase tudo que você fala, mas também direcione as suas críticas para quem lhe é de direito. O prefeito, na ponta da linha, pode aumentar o seu IPTU, acertado com a Câmara Municipal. E, muitas vezes, quando ele aumenta, o pessoal culpa a mim, o que eu tenho a ver com o IPTU? Em plena a pandemia, o governador de São Paulo aumentou o ICMS de quase tudo, inclusive de combustíveis — disparou.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela