Instabilidade e temperaturas altas marcam início da semana no RS

14/12/2020
(Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

A forte chuva que causou prejuízos no Rio Grande do Sul no domingo (13) deu uma trégua nesta segunda-feira (14). Pancadas se seguiram em alguns pontos do Estado ao longo da madrugada, mas foram francas. Instabilidade e sensação de abafamento, provocada pelas altas temperaturas, serão a marca dos próximos dias. 

— Choveu de forma mais isolada na metade norte do Estado e na faixa leste litorânea, no início do dia, mas essa precipitação arrefece no turno da tarde. Por outro lado, as outras regiões têm um pouco mais de sorte. Em função do avanço de uma área de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas, o dia já começou com tempo bom — destaca Fabiane Casamento, da Somar Meteorologia.    

Na terça-feira (15), uma nova guinada no tempo deve afetar o Estado. A expectativa é de que o dia comece com tempo firme e temperaturas altas, porém, a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul reorganizará as peças no tabuleiro. A chegada do fenômeno trará pancadas de chuva com trovoadas, segundo Fabiane.

— Uma área de baixa pressão atmosférica, localizada entre o Paraguai e a costa do território gaúcho, provocará rajadas de vento em todo o Estado. A chuva, por outro lado, será registrada de forma isolada em diversas da região e em baixos volumes — afirma.

Os prognósticos apontam que haverá formação de nuvens carregadas na Região Metropolitana, no Centro e no Norte do Rio Grande do Sul na quarta-feira (16). A expectativa é de temporal, principalmente, nas cidades que fazem divisa com Santa Catarina. Ali, espera-se a precipitação de 50 milímetros em um único dia. Por outro lado, uma área de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens carregadas na metade sul. Apesar da instabilidade frequente, até quarta são esperadas temperaturas elevadas, na casa dos 30°C em grande parte do Estado. 

 

DOIS IRMÃOS

– Terça, dia 15: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 17°C / 33°C

– Quarta, dia 16: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 19°C / 27°C

– Quinta, dia 17: Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. 17°C / 28°C

– Sexta, dia 18: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 18°C / 30°C


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela