Última cidade sem Covid-19 do Brasil, Cedro do Abaeté registra dois casos da doença

14/12/2020
Fonte: G1 Minas

Fonte: G1 Minas

A Covid-19 chegou a Cedro do Abaeté, na Região Central de Minas Gerais. Com a confirmação de dois casos na cidade, a doença chegou aos 5.570 municípios brasileiros. Neste domingo (13), o governo federal confirmou média móvel de registro de casos acima de 40 mil pelo 11º dia seguido, número que evidencia o alerta para o avanço da doença, com aumento de infecções em quatro das cinco regiões do país.

De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entre os casos confirmados em Cedro do Abaeté, um segue em acompanhamento e o outro paciente já está recuperado. Ainda não há informações que esclareçam se os casos estão relacionados entre si. Segundo o último Censo divulgado pelo IBGE, o município tem 1.157 habitantes e fica distante 35 quilômetros de Abaeté, cidade mais próxima, com 23 mil habitantes. De acordo com a secretária municipal de saúde Cássia Maria, a cidade chegou a reforçar o quadro de médicos para evitar o deslocamento da população para outros locais expostos à doença. “A Prefeitura deslocava com os moradores para Abaeté, que é a nossa referência, mas com a pandemia passamos a custear várias especialidades como neurologista, psiquiatra, urologista e também exames de ultrassom. Tudo isso para que os moradores não tenham que se deslocar e ficarem expostos aos riscos”, explicou.

Segundo o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as características físicas e demográficas desses lugares e as ações tomadas pelos governantes acabam evitando o registro de casos. “São locais que têm uma baixa densidade demográfica. É claro que só isso não seria suficiente, as opções dos gestores locais fazem toda a diferença. A gente tem visto isso pelo mundo inteiro. Quando o gestor tem uma postura bem dura em relação a questão dessas medidas não farmacológicas, como distanciamento social, uso de máscara e evitar aglomeração, a gente tem visto que há um grande sucesso nesse enfrentamento”, afirmou.

 

Onda Amarela

O governo do estado divulgou, na quarta-feira (9), a atualização do programa Minas Consciente, de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em território mineiro. Cedro do Abaeté está na faixa amarela, junto aos demais municípios da Região Central. Nessa fase, as cidades podem autorizar o funcionamento de setores considerados não-essenciais como bares, lojas de vestuário, eletrodoméstico e móveis, clubes e academias, com algumas restrições.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela