Espaço Cultural Antiga Matriz terá Temporada Virtual em 2021

15/06/2021
Programação será em formato de websérie (Foto: Divulgação)

Programação será em formato de websérie (Foto: Divulgação)

A tradicional temporada de atrações artísticas do Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, neste ano será virtual. Com seis episódios e em formato de websérie, contará com apresentações musicais, exposições de arte e bate-papo sobre patrimônio cultural. A programação mensal inicia no próximo domingo, dia 20 de junho, às 19h, e se estenderá até novembro, podendo ser assistida nas mídias digitais do Espaço Cultural Antiga Matriz.

As atrações foram gravadas na Antiga Matriz e o primeiro episódio trará o show “Vida”, da cantora Tássia Minuzzo e do pianista Michel Dorfman. A artista visual Lurdi Blauth será a próxima convidada (11/07), com a exposição de duas séries de xilogravuras intituladas “Impressões Poéticas”. No mês seguinte, quando é celebrado o Dia Estadual do Patrimônio Cultural no RS, será exibido o episódio Diálogos Sob o Königsberg – Patrimônio e Paisagem Cultural, um bate-papo com o arquiteto e urbanista Jorge Luis Stocker Júnior (15/08). A programação artística retorna em setembro com a música erudita da Orquestra Lux Sonora, no concerto “Inspiração Barroca” (19/09). No quinto episódio da websérie será a vez de conhecer o trabalho do artista visual e muralista Bruno Schilling e sua exposição “Vibrações Cromáticas” (17/10). Encerrando a programação da Temporada Cultural 2021, o cantor e compositor Gustavo Falavena, acompanhado pelo pianista Jonas Martins, apresentará o show “Reborn” (07/11).

A websérie vai além das apresentações, pois seu conteúdo agrega entrevistas e narrativas visuais, proporcionando conhecer um pouco mais sobre a trajetória, os processos criativos e as inspirações dos convidados. “A intenção foi sair do formato das lives e demais apresentações virtuais, tentando diminuir a distância das apresentações remotas, aproximando o artista do público”, explica Luana Khodja, produtora executiva e roteirista da websérie. A produção audiovisual é da Prosa Filmes, com direção do cineasta Alexandre Derlam.

 

Cultura em tempos de pandemia

Vera Maria Rausch, coordenadora do Espaço Cultural e também produtora do evento, comenta que a proposta de migrar a Temporada Cultural para a internet foi a forma encontrada pela associação para continuar oferecendo cultura para a comunidade, sem que esta precisasse sair de casa e enquanto as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 são necessárias. “Sabemos a importância que a cultura tem para as pessoas e ainda mais neste momento. É claro que sentimos muito a falta da participação do público durante as gravações, mas acredito que a magia que o Espaço Cultural Antiga Matriz oferece e que encanta tanto aos artistas também poderá ser percebida e apreciada pelos espectadores”, afirma ela.

A programação cultural tem financiamento da prefeitura de Dois Irmãos, através do Departamento e do Conselho Municipal de Cultura, sendo viabilizada por meio de termo de fomento com Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, realizadora da temporada.

 

PROGRAMAÇÃO

20/06 às 19h – SHOW: Vida, com Tássia Minuzzo e Michel Dorfman

11/07 às 19h – EXPOSIÇÃO DE ARTE: Impressões Poéticas – Xilogravuras de Lurdi Blauth

15/08 às 19h – DIÁLOGOS: Sob o Königsberg – Patrimônio e Paisagem Cultural com Jorge Luís Stocker Júnior

19/09 às 19h – CONCERTO: Inspiração Barroca com Orquestra Lux Sonora

17/10 às 19h – EXPOSIÇÃO DE ARTE: Vibrações Cromáticas, de Bruno Schilling

07/11 às 19h – SHOW: Reborn, com Gustavo Falavena


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela