BMW revela o iX3, seu primeiro SUV totalmente elétrico

15/07/2020
Fonte: G1 / Auto Esporte

Fonte: G1 / Auto Esporte

A BMW revelou seu primeiro SUV elétrico, o iX3, também o primeiro modelo da marca a ser exportado a partir da China, que ficará responsável pelo seu lançamento mundial no final de 2020. Embora a fabricante não comente futuros lançamentos no Brasil, o modelo deverá chegar por aqui em 2021. Além dos dois pioneirismos anteriores, iX3 também dá início à quinta geração das tecnologias elétricas da BMW, incluindo motores, baterias e sistemas de recargas. Entre elas, o funcionamento do motor sem o uso de ímãs, que dispensa o uso de metais de difícil extração.
Segundo a marca, o motor elétrico do SUV tem potência 30% e eficiência 93% maiores em relação a 40% dos motores a combustão. Ele entrega 286 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, e leva o modelo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h e autonomia pode chegar a 520 quilômetros no ciclo europeu NEDC. Novos recursos foram incluídos no sistema de recarregamento do SUV elétrico, que permitem uma recarga de 0 a 80% em 34 minutos, e uma quantidade para mais 100 km de autonomia em apenas 10 minutos. Além da recarga por fontes como tomadas e carregadores rápidos, o iX3 também mantém os modos de regeneração de energia através de frenagens e desacelerações. Com a alavanca de câmbio no modo “B”, o modelo ativa a função de “um pedal”. Ao soltar o pedal do acelerador, a frenagem é acionada automaticamente para reforçar a regeneração.


Déjà vu
Apesar de ser um modelo inédito, o iX3 nada mais é do que uma versão elétrica do já conhecido SUV X3, e a BMW não faz questão de esconder isso. “O BMW X3 será o primeiro modelo disponível globalmente em versões com motores a gasolina ou diesel – altamente eficientes – ou também em opções híbrido plug-in ou totalmente elétrico”, disse a marca em um comunicado.
Para se diferenciar, o elétrico recebe algumas mudanças em relação às configurações a combustão, que vão além dos detalhes em azul espalhados pela carroceria. Para-choques, grades e rodas foram redesenhados para ficarem mais aerodinâmicos e, assim, favorecerem a eficiência do modelo. As rodas, por exemplo, têm um desenho mais fechado que reduzem em 5% o coeficiente de arrasto em relação às comuns. Por dentro, o modelo também ganha partes em azul, como no volante e na alavanca do câmbio.


Equipamentos
Como não poderia deixar de ser, o iX3 tem uma vasta lista de equipamentos tecnológicos de série. A versão Inspiring tem faróis de LED, teto solar panorâmico, rodas de 19 polegadas piloto automático adaptativo, aviso de mudança involuntária de faixa, monitoramento de pressão dos pneus, bancos com ajustes elétricos, quadro de instrumentos digital, carregador sem fio para smartphones e central multimídia com Android Auto e Apple Carplay. 
A versão mais cara, Impressive, adiciona rodas de 20 polegadas, faróis de LED adaptativos, head-up display, câmera de ré, sistema semiautônomo de estacionamento, controle da central multimídia por gestos, Wi-Fi e som Harman Kardon.




› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela