Concessão do Zoológico de Sapucaia deve permitir outros empreendimentos no complexo

15/07/2020
Fonte: G1/RS

Fonte: G1/RS

O governo do Rio Grande do Sul deve lançar, até o fim do ano, um novo edital para a concessão do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul. O novo projeto vai permitir a construção de outros empreendimentos no complexo. A informação foi confirmada ao portal G1/RS pela Secretaria Extraordinária de Parcerias do RS.
A ideia é ampliar as possibilidades de uso do parque, que possui 150 hectares, sendo 50 de área de exposição com a presença de animais e 10 de vegetação exótica. “O governo do Estado já obteve uma certidão do município de Sapucaia que permite a construção de empreendimentos, tais como: centro de eventos, parque de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, hotéis e comércio em geral”, explica o secretário extraordinário de parcerias do RS, Bruno Vanuzzi. No primeiro edital, lançado em 8 de abril de 2019, nenhuma empresa se interessou pela concessão do zoológico. “Passamos por um processo de reciclagem do projeto, tentando melhorar a atratividade, entender e cobrir as razões de mercado de rejeição”, destaca.
De acordo com o secretário, o novo projeto deve ser apresentado ao governador Eduardo Leite até o final do mês de julho, para que seja possível a abertura do novo edital. “Tudo indica que para o ano que vem a gente tenha um processo de licitação. Estamos trabalhando agora em uma nova modelagem, mexendo em pontos que são críticos como a cobrança tarifária, a questão da gestão dos animais”, explica.


Nova realidade pós pandemia
Fechado desde o dia 17 de março em razão da pandemia, o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul está trabalhando com menos funcionários na parte de atendimento ao público e administração, e uma escala de revezamento para cuidar dos animais. “Temos 22 tratadores e cinco técnicos, entre dois veterinários e três biólogos”, explica a gestora do parque, Caroline Gomes.
Segundo a também veterinária, a gestão do local já estuda as novas medidas de prevenção que devem ser tomadas quando o parque for reaberto. “Com certeza não vai voltar a ser como era antes. Em maio, a gente quase reabriu, mas um decreto municipal não permitiu, então desde maio estamos falando sobre protocolos. Já conseguimos colocar dispositivos para disponibilizar álcool gel para as pessoas”, destaca. Para a volta, também será obrigatório o uso de máscara em todas as áreas do parque e a entrada de pessoas será restrita. “Nossa capacidade total é de 2 mil carros por dia. Vamos limitar a 500, para trabalharmos com os 25% permitido”.


Comportamento dos animais
Caroline relatou ao G1/RS que ainda não foram percebidas alterações no comportamento dos animais, sem a presença do público. “Logo no início da pandemia percebemos os animais de vida livre, pássaros e tatus por exemplo, ocupando mais espaço dos gramados. Mas em relação ao comportamento não notamos tanta diferença, até porque temos dias movimentados, mas não temos um fluxo muito grande de pessoas”. 
Atualmente, o Zoológico tem 1,1 mil animais, de 130 espécies diferentes. “A gente se prepara para quando reabrir termos cuidados para observar como vai ser o comportamento dos animais com a volta do público. A volta também vai ser gradual, e isso vai colaborar para eles entenderem e pras adaptações que forem necessárias”, diz. De acordo com a veterinária, os animais não sofreram restrições durante a pandemia. “Não tivemos problema no abastecimento de alimentação, medicação, tudo normal”.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela