Morro Reuter chama atenção para importância do Janeiro Branco

16/01/2020
Mês da saúde mental

Mês da saúde mental

O mês de janeiro foi escolhido como o mês da saúde mental, tendo o branco como sua cor simbólica. O objetivo da campanha é sensibilizar a população quanto à importância da prevenção à depressão e à ansiedade, estimulando o cuidado com a saúde mental e o bem-estar.
A depressão, um dos problemas mais comuns da saúde mental, pode afetar qualquer pessoa, inclusive aquelas que parecem viver em circunstâncias relativamente ideais, e levar a consequências graves, como à automutilação e até ao suicídio. Vários são os motivos que podem levar uma pessoa à depressão e à ansiedade, como transtornos psiquiátricos, estresse crônico, disfunções hormonais, vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas), experiências de violência doméstica ou abuso, perda do emprego, desemprego por tempo prolongado, separação conjugal, entre outros. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira, e distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%. No entanto, o número de pessoas diagnosticadas com alguma doença emocional tem aumentando. “É importante incentivar a população a pensar a respeito das suas vidas, e auxiliar o outro na busca da sua saúde mental. É de grande relevância o suporte junto aos membros de suas famílias e até mesmo em suas amizades”, diz a psicóloga Juliana Kunzler.


Como e onde buscar suporte em Morro Reuter:
Havendo a necessidade de atendimento em saúde mental, a população deve buscar acolhimento na rede de atenção básica, neste caso junto à equipe Estratégia Saúde da Família (ESF). Neste espaço, o paciente será acolhido e devidamente orientado acerca do fluxo e acompanhamento prestado pelo serviço de saúde mental. Em caso de surto psiquiátrico, é preciso acionar o serviço prestado pelo Pronto Atendimento. Ainda é importante frisar que, no decorrer no ano, o Serviço de Saúde Mental, em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, desenvolve ações integrativas de estímulo ao autocuidado e de qualidade de vida.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela