Documentário sobre os 150 Anos da Antiga Matriz estreia nesta quarta

16/03/2021
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O documentário Memórias e História, que retrata os 150 anos da Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos, hoje Espaço Cultural Antiga Matriz, será lançado oficialmente nesta quarta-feira (17). A estreia acontece às 18h, com exibição simultânea pela Vale TV – Canal 14 da Net e na página da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI); e online pela valetvplay.com e Facebook, nas fanpages da Vale TV, AAPHeCDI e Espaço Cultural Antiga Matriz.

A produtora executiva Luana Khodja convida o público a participar da live de lançamento, a partir das 17h30. “A intenção é compartilhar o processo de criação e produção do filme. Para isto, teremos dois momentos de bate-papo entre os realizadores e o público, que poderá interagir por meio da rede social através de comentários e envio de perguntas, tanto antes, quanto após da exibição”, destaca. O documentário em média-metragem, com 68 minutos de duração, faz um breve registro histórico sobre a Antiga Igreja Matriz de São Miguel, bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE e pelo município de Dois Irmãos. Contextualizando os diferentes períodos do antigo templo religioso até a sua nova utilização como equipamento cultural, a narrativa é entremeada por depoimentos afetivos e evidencia a participação e os esforços de uma comunidade para erguer, manter e preservar o bem.

Para Vera Rausch, coordenadora do Espaço Cultural Antiga Matriz, a importância deste registro é também servir como modelo e inspiração para outras inciativas de preservação. “É muito importante que esta história seja contada e compartilhada, pois é exemplo para outras comunidades que valorizam e queiram preservar as suas origens, a sua identidade”, diz ela. O documentário também estará disponível em versões legendadas, em português e no idioma alemão, a partir do dia 18 de março no canal da AAPHeCDI no YouTube.

 

SAIBA MAIS

Com realização da AAPHeCDI, o documentário tem direção do cineasta Alex Derlam e foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, por meio da prefeitura de Dois Irmãos, Departamento de Cultura e Conselho Municipal de Cultura. O projeto contou ainda com o patrocínio máster da Calçados Wirth e patrocínios do Grupo Herval e Sicredi. A produção do audiovisual encerra uma série de ações feitas pela Associação para comemorar os 150 anos da antiga igreja, ocorrido em 2019.

 

PROGRAMAÇÃO

– Lançamento do Documentário “Memórias e História – 150 Anos da Antiga Matriz”

– Live de Estreia – quarta-feira, 17/03 (das 17h30 às 19h20)

17h30 – Bate-papo com os realizadores

18h – Exibição do documentário

19h10 – Bate-papo com os realizadores

 

Assista pela Vale TV – Canal 14 da Net ou online na página da AAPHeCDI no Facebook:

https://www.facebook.com/AAPHeCDI

 

Mais informações:

Luana Khodja (51) 99114.6711 / imagoproducao@gmail.com / aaphecdi@gmail.com


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela