Prefeita Tânia apresenta relatório ao Poder Legislativo

16/04/2019
Sessão especial aconteceu nesta segunda-feira

Sessão especial aconteceu nesta segunda-feira

A prefeita Tânia da Silva esteve na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (15) para prestar contas das ações da sua administração. Antes da manifestação na tribuna, foi apresentado um vídeo institucional sobre Dois Irmãos, de aproximadamente 8 minutos, com narração em português e legenda em inglês.
Na primeira parte da sessão, Tânia fez uma explanação sobre as principais ações de cada secretaria. “Nosso grande desafio é uma palavra que se chama equilíbrio. Graças a Deus, aos vereadores que fazem sua economia e à gestão, todos os funcionários e fornecedores estão sendo pagos em dia. Com muita dificuldade, temos equilíbrio financeiro”, afirmou ela. “E equilíbrio requer diminuição de despesas, pois a receita não dá para saber quanto vai ser”, acrescentou, citando a economia que tem sido feita nas contas de energia elétrica, telefone e combustível. A prefeita também apresentou uma série de números sobre a estrutura da administração municipal, que fechou 2018 com 801 funcionários. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto responde pelo maior número de profissionais: são 430, entre professores, monitores e serventes; para atender a 3.500 alunos divididos entre nove escolas de ensino fundamental, três de educação infantil e o Projeto Global. “Além disso, temos 950 alunos da educação infantil sob o nosso guarda-chuva na FADI (Fundação Assistencial de Dois Irmãos)”, disse Tânia. 
Outra pasta com números superlativos é a de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. “Temos 141 funcionários concursados, 14 contratados, 14 estagiários e cinco cargos de confiança. No ano passado, a Saúde registrou um total de 387.239 atendimentos, o que inclui todas as atividades da pasta. Um dado que nos preocupa, porém, é que tivemos 62.119 agendamentos e, destes, 6.471 pessoas não compareceram. Isso é recurso público jogado fora”, lamentou. Tânia ainda apresentou dados da frota, que hoje conta com 55 veículos leves, 23 caminhões, 5 ônibus e micro-ônibus, 8 retroescavadeiras e 10 outros equipamentos. 


SALDO LEVEMENTE POSITIVO
Por fim, Tânia entregou cópia do seu relatório ao presidente da Câmara, Sérgio Fink, e concluiu seu pronunciamento dizendo que é preciso agir com a razão. “Os desafios são enormes, mas estamos firmes e fortes, juntos com cada um de vocês. A pior coisa seria atrasar salários e não pagar fornecedores. Hoje, a nossa folha está em 46%. Em 2018, tivemos um saldo levemente positivo, ao contrário de outros municípios que não fecharam suas contas”, concluiu.
Seis integrantes do primeiro escalão de governo acompanharam a prefeita: Juarez Stein (Fazenda), Nei Fernando Ferraz (Planejamento e Habitação), Maria Elena Scherer Engelmann (Chefia de Gabinete), Dirceu Fleck (Serviços Urbanos), Carlos Arnold (Obras) e Afonso Bastian (Saúde). Também estiveram na sessão o ex-secretário de Educação Maurício Klein, do governo de Miguel Schwengber, e o ex-vereador do PT Márcio Goldschmidt.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela