Bispo anuncia suspensão das missas em toda região até dia 3 de abril

17/03/2020
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Em um vídeo publicado na página da Diocese de Novo Hamburgo, o bispo Dom Zeno Hastenteufel anunciou na tarde desta terça-feira (17) a suspensão de todas as missas na região até o próximo dia 3 de abril. Confira o que diz o comunicado:


Comunicado do Bispo
- Diante da pandemia do Covid-19, popularmente chamado de coronavírus, que vertiginosamente vem atingindo todo o nosso território nacional, e sabendo que em alguns lugares do país já há casos confirmados de contaminação comunitária; seguindo as orientações de prevenção, com dor e sofrimento de pastor, reunido com nosso Conselho de Presbíteros, definimos, para estarmos em sintonia com as autoridades sanitárias do nosso território, que em toda a extensão da Diocese de Novo Hamburgo, nas igrejas, oratórios, santuários e casas religiosas, sejam tomadas imediatamente as seguintes medidas:


1º) Decretamos suspensão das celebrações públicas do sacramento da Eucaristia até o dia 3 de abril de 2020. Esta resolução é tomada levando em consideração a autoridade do bispo de conceder dispensa do cumprimento do preceito conforme o Cânon 1247.


2º) Decretamos suspensão de todas as celebrações públicas que gerem aglomeração de pessoas: missas, batizados, matrimônios, reuniões, encontros com crianças, jovens, adolescentes, adultos, retiros, vias sacras e terços dos homens.


3º) Decretamos a suspensão de todas as festas, promoções e eventos sociais em nossas paróquias, capelas e pastorais durante este período.

4º) Decretamos a suspensão para o período de todas as atividades presenciais da catequese. As crianças e suas famílias deverão buscar subsídios para a catequese familiar junto ao site da Diocese (mitranh.org.com.br).


5º) Que das igrejas sejam retirados por tempo indeterminado as pias de água benta e esvaziadas as pias batismais. 


6º) Disponibilize-se nas igrejas e oratórios álcool gel para higienização das mãos. 


7º) Que os padres estejam à disposição do povo na igrejas para atendimentos individuais, respeitando as medidas preventivas.


8º) Assistências espirituais a idosos e doentes não devem ser suspensas, e sim intensificadas, sendo realizadas pessoalmente pelos sacerdotes e diáconos.


9º) Quanto aos funerais, decretamos que os ato religiosos sejam feitos exclusivamente nos cemitérios, junto a sepultura. 


10º) Exortamos a prática da leitura orante, da oração do terço em família e adoração das igrejas.


11º) Os nossos padres estarão celebrando a Eucaristia de forma privada nas igrejas, rezando para o nosso povo e acompanhando todo esse período com preocupação de pastor.


12º) Para o bem do povo, que as dependências de nossas paróquias sejam disponibilizadas às autoridades sanitárias municipais para eventuais necessidades. 


Exortamos a nossos padres, religiosos e religiosas, bem como a todos os nossos fiéis, a que se unam em oração pelas autoridades, profissionais da saúde, com todas as pessoas atingidas por esta enfermidade e por todos os que mantêm em funcionamento a sociedade, para superarmos esta crise pandêmica que atinge a todos indistintamente. 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela