Alunos da escola Arno Nienow aprendem na minipista de trânsito

17/05/2019
Garotada aprende se divertindo no Maio Amarelo

Garotada aprende se divertindo no Maio Amarelo

Com a parceria entre a Secretaria de Educação e o Departamento de Trânsito, está sendo realizada em Dois Irmãos 6ª edição do movimento Maio Amarelo. O projeto visa proporcionar conhecimentos e desenvolver a responsabilidade no trânsito, por meio de uma série de atividades e ações educativas nas escolas e no município como um todo.  
Na manhã desta quinta-feira (16), a escola municipal Arno Nienow (Navegantes) teve, como atividade pedagógica, a minipista de trânsito, para os alunos da educação infantil NB01 e NB02. A atividade consistiu na montagem de um circuito com sinalização, faixa de pedestres e semáforo, no qual as crianças deveriam circular respeitando as normas de trânsito. Daiane Souza, responsável pelo transporte escolar do município, explica um pouco dos objetivos da ação educativa, ressaltando a sua funcionalidade na conscientização das crianças. “Essa minipista foi criada com a intenção de já instruir os pequenos, pois é a partir deles que se começa a conscientização. É trabalhar com a raiz do problema”, explica. 
Daiane destaca ainda que esse exercício busca formar não só alunos conscientes, mas que conscientizem as pessoas que estão a sua volta também. “Sabemos que fazer a reeducação com os adultos requer um trabalho mais complexo. No entanto, se instruirmos as crianças desde pequenas, já com essa mentalidade, poderemos formar não só cidadãos responsáveis no trânsito, mas também agentes de transformação e conscientização que eduquem seus pais, amigos e familiares. Eles serão nossos porta-vozes. Esse é o objetivo: trabalhar de forma lúdica para a conscientização que, acredito eu, está dando certo”. 


TRÂNSITO MAIS SEGURO
Para o sargento Vitor Costa, da Brigada Militar, que participou das atividades como um dos instrutores e “fiscal de trânsito” da gurizada, a realização dessas atividades é de fundamental importância para um trânsito mais seguro nos próximos anos. “Temos que começar a ensinar as crianças para que elas conheçam um pouco o trânsito, não só deixar para os pais. Às vezes os próprios pais não conhecem ou não cumprem determinadas leis. Daí a necessidade da escola fornecer esses conhecimentos básicos, como: não atravessar fora da faixa, não cruzar o sinal vermelho e parar já no amarelo. Tudo isso são os primórdios para a segurança no trânsito”, comenta o policial.

ALERTA LIGADO
A professora Maria Inês Lehnen Marmitt explica a urgência de resultados práticos importantes para o dia a dia, até mesmo da própria escola, que precisam frutificar em decorrência desses projetos. “Essas atividades sempre são importantes, pois não só influencia na vida cotidiana fora da escola, mas dentro dela também. Os alunos precisam cruzar a Avenida Sapiranga para chegar até o ginásio, por exemplo, e com a duplicação da ponte os carros têm chegado com mais velocidade. Portanto, é importante as crianças terem esses conhecimentos, para que elas possam ter uma atitude mais consciente até mesmo dentro da própria escola”, alerta.  

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela