Morro Reuter terá evento para difundir a agroecologia

17/05/2019
1ª Ecofest Morro Reuter será no dia 2 de junho

1ª Ecofest Morro Reuter será no dia 2 de junho

Morro Reuter dará início à sua Semana do Meio Ambiente de 2019, em grande estilo, vivenciando, na prática, a agroecologia, a sustentabilidade e a alimentação saudável, tudo isso em um evento que busca criar uma grande rede de troca de experiências: a 1ª Ecofest Morro Reuter – A Festa da Agroecologia! Será dia 2 de junho, das 10h às 17h, na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer, com feira de produtos agroecológicos, gastronomia sustentável, além de rodas de conversa com professores e pesquisadores sobre assuntos que envolvem a agroecologia, tudo com entrada franca. 
Os organizadores convidam todos os produtores e consumidores interessados em conhecer mais sobre o assunto, para juntos debaterem, conhecerem experiências na área e consumirem produtos agroecológicos. A realização é do Grupo de Ecoprodutores de Morro Reuter e Prefeitura de Morro Reuter, com apoio da Emater. “Nossa ideia, ao montar a programação, foi mostrar que a agroecologia pode ser uma alternativa e ainda pode fomentar um turismo ligado à melhor qualidade de vida. Por isso a proposta de não ser uma feira apenas comercial, mas também de estudo, de troca de experiências”, destaca a secretária da Indústria, Comércio, Agricultura, Desporto e Turismo, Sônia Feldmann. Nesse sentido, o evento terá a participação de 22 expositores (que produzem de forma agroecológica), com estandes compartilhados, onde comercializarão produtos como frutas, legumes e verduras sem agrotóxico, e também dividirão suas experiências. 
Desta primeira edição, participarão produtores de Morro Reuter, Montenegro, Ivoti, Sapiranga, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Picada Café e Santa Maria do Herval. “A proposta é muito interessante e vai além da produção. Elencará a educação, o turismo, a lavanda, a saúde. Agroecologia é um modo de vida”, enfatiza o chefe do Escritório da Emater em Morro Reuter, Evandro Knob. “Queremos falar sobre o tema, abrir a discussão e mostrar que é possível produzir sem a utilização de agrotóxico e com menor impacto ao meio ambiente. Não é mais difícil, só é diferente, seguindo técnicas nas quais se preserva o ecossistema”, diz a educadora ambiental e ativista do movimento Slow Food Márcia Maria da Silva.


Exemplo na localidade de Batatenthal
Um dos produtores de Morro Reuter que participará da Ecofest é o agrônomo Frederico Vianna Kelber. Ele e a mãe, Raquel Vianna, apostaram na agroecologia e, há quase dois anos, plantam produtos de base ecológica na sua propriedade na localidade de Batatenthal, em Morro Reuter. Frederico, que integra o Grupo de Ecoprodutores de Morro Reuter, destaca a qualidade dos produtos sem agrotóxico, que se reflete na saúde de quem os consome.


SAIBA MAIS
O evento envolverá em torno de 40 pessoas em sua realização, entre expositores, organizadores e pesquisadores da agroecologia, que comandarão as rodas de conversa. Grasiela Alievi, integrante do Grupo de Ecoprodutores de Morro Reuter, observa que a Ecofest terá, ainda, praça de alimentação, com a venda de produtos integrais, como pães, sanduíches e sucos, todos produzidos no município, e também chopp orgânico. Além disso, a empresa Ovos Filippsen fará degustação de omeletes com ovos orgânicos. O encerramento do evento será com show do músico Sander Frois, que apoia a agroecologia.

Leia a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira (17).


(Fotos: Divulgação / PMMR)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela