1ª Gincana Virtual movimenta entidades da 30ª Região Tradicionalista

17/06/2020
Nicole Schuh e Kelvin da Silva Penedo são os idealizadores

Nicole Schuh e Kelvin da Silva Penedo são os idealizadores

Os Centros de Tradição Gaúcha (CTG’s) também foram afetados pela pandemia. As atividades presenciais tiveram que ser suspensas, os eventos que estavam programados também, principalmente os rodeios, que coroavam horas e horas de ensaios de intérpretes e invernadas, e os treinos da parte campeira das entidades.
Nas redes sociais, porém, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) vem promovendo ações e atividades que cultuam a tradição do Estado. Uma das iniciativas foi lançada no início do mês, pela 30ª Região Tradicionalista (30ª RT), que foi a 1ª Gincana Virtual, idealizada pelos Diretores do Departamento Jovem, Kelvin da Silva Penedo, de Dois Irmãos, e Nicole Schuh, de Santa Maria do Herval, em parceria com o Departamento Cultural da 30ª RT, representado pela Diretora Cultural, Caroline Hamely de Lima, de Sapiranga. 
Lançada oficialmente no dia 3, a gincana conta com a participação de mais de 200 pessoas, de 13 entidades tradicionalistas, entre elas a ACTG Portal da Serra, de Dois Irmãos, e o CTG Amigos da Tradição, de Santa Maria do Herval. De acordo com Kelvin, a gincana surge como uma maneira de estreitar os laços entre as entidades e mantê-las ativas, mesmo em um período atípico como o enfrentado neste momento. “O objetivo da gincana é fazer com que todos nós, jovens tradicionalistas, continuemos a manter o contato que tínhamos antes da pandemia e, sobretudo, manter a disseminação da cultura e da arte gaúcha, só que, neste momento, nos adaptando ao mundo virtual que o ‘novo normal’ nos obrigou a aderirmos”, destacou. 
Diretor Cultural do Portal da Serra, Diego Schuh elogiou a ideia. “Achei uma grande iniciativa. Embora estivéssemos produzindo bastante material para as redes sociais, a gincana vai potencializar esta ação e integrar, mesmo que virtualmente, os membros da nossa entidade nestes tempos de pandemia. Além disso, potencializa a reativação do Departamento Jovem dentro da entidade”, comentou.
A equipe do Portal se chama “EquiPaixão”. “Escolhemos este nome por dois motivos: primeiro por sermos apaixonados pelo Movimento Tradicionalista e a cultura gaúcha; e segundo porque Paixão Cortes é nossa referência teórica sobre o tradicionalismo que acreditamos”, reforça Diego. A equipe é formada por 23 membros da entidade, de diversas idades e pertencentes às quatro invernadas, mirim, juvenil, adulta e veterana. 


TAREFAS
As tarefas são lançadas semanalmente, sempre na quarta-feira, que também é a data de entrega da tarefa anterior. “Elas estão sendo pensadas de acordo com datas comemorativas do calendário tradicionalista, de eventos e fatos históricos que envolvam o povo gaúcho, sempre levando em consideração que ainda estamos em distanciamento social e que cada uma das tarefas seja possível de ser executada sem envolvimento de muitas pessoas e, principalmente, que não aja aglomeração”, diz Kelvin.
Até esta quarta-feira, dia 17, foram lançadas duas tarefas. A primeira foi a criação de páginas das entidades nas plataformas Facebook e Instagram. “Foi proposta no intuito de fazer com que as entidades tenham um canal onde possam divulgar o trabalho desenvolvido nos galpões, nas áreas cultural, artística e campeira. Além disso, a rede social é o principal elo de comunicação entre os organizadores da gincana e as entidades. É também através delas que ocorrem as entregas das tarefas”, explica Kelvin.
Já a segunda tarefa, que está sendo executada pelas entidades, envolve dois dos maiores eventos do MTG, que são o Entrevero Cultural de Peões e a Ciranda Cultural de Prendas, que aconteceriam nos meses de abril e maio, respectivamente. Segundo Kelvin, nesta tarefa as entidades devem postar vídeos realizando provas que seriam executadas nestes concursos. “Piá, Guri, Peão, Prenda Mirim, Prenda Juvenil e Prenda Adulta devem realizar uma das provas disponibilizadas na sua categoria”, completa. 


ENTIDADES PARTICIPANTES
- ACTG Portal da Serra (Dois Irmãos)
- CTG Amigos da Tradição (Santa Maria do Herval)
- CTG M´Bororé (Campo Bom)
- CTG Palanques da Tradição (Campo Bom)
- CTG Guapos do Itapuí (Campo Bom)
- CTG Querência de Nova Hartz (Nova Hartz)
- CTG Porteira Velha (Novo Hamburgo)
- Sociedade Gaúcha de Lomba Grande (Novo Hamburgo)
- CTG Estância da Liberdade (Novo Hamburgo)
- CTG Desgarrados da Querência (Sapiranga)
- CTG Pedro Serrano (Sapiranga)
- CTG Galpão Sentinela do Pago (Sapiranga)
- CTG Capivarense (Lindolfo Collor)


* Informações sobre a gincana podem ser acompanhadas no Facebook da 30ª RT


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela