Discussão sobre Guarda Municipal repercute em Dois Irmãos

17/06/2021
Trânsito de Dois Irmãos esteve na pauta da Câmara nas últimas sessões

Trânsito de Dois Irmãos esteve na pauta da Câmara nas últimas sessões

A situação do trânsito em Dois Irmãos esteve na pauta da Câmara de Vereadores na sessão passada. O tema foi levantado pelo vereador Nilton Tavares (PP), que pediu mais ações educativas e de fiscalização. Na ocasião, o colega Ramon Arnold (PP) afirmou que talvez esteja na hora de se discutir a criação de uma Guarda Municipal. O assunto repercutiu na cidade, segundo o próprio Ramon.

– Pessoas me procuraram a favor e contra. Eu disse que os vereadores não têm poder para criar uma Guarda Municipal ou agência de trânsito; essa é uma prerrogativa única e exclusiva do Executivo. O que nós temos condições de fazer é pautar discussões e levantar o assunto para ser discutido com exatidão. Hoje, acredito que tanto os cidadãos a favor quanto os contra não têm informações suficientes para sustentar suas posições. Eu disse a todos que fiquem tranquilos, pois vai ser uma conversa longa e complexa, mas é necessária ser feita – afirmou o vereador na sessão de segunda-feira (14).

Ele lamentou, apenas, a forma como alguns assuntos são tratados.

– É difícil ouvir piadas, ouvir gente dizendo que tu não está pensando no bem da cidade. Na verdade, estamos todos pensando no bem da cidade, discutindo pautas que muitas vezes podem até nos desgastar. Faz parte da vida de um vereador, numa cidade como a nossa, ouvir e entender o que as pessoas querem – concluiu.

Ederson Bueno (MDB) também entende que o debate é necessário.

– Acredito que a gente tenha que começar a debater, nem que seja algo a longo prazo. Como o Ramon destacou, a gente ainda não tem argumentos suficientes porque não foi realizado nenhum estudo neste sentido, mas é importante a gente conscientizar a nossa população de que ingerir álcool e dirigir não funciona – declarou.

 

Cobranças ao Departamento de Trânsito

Paulino Renz (PDT) lembrou que as cobranças não são de agora e criticou a atuação do Departamento de Trânsito no mandato anterior.

– A gente vem cobrando, mas em quatro anos deixaram a desejar. Teve muita cobrança na Estrada Campo Bom, nos bairros Bela Vista e São Miguel, mas as coisas não aconteceram. Agora contrataram um técnico, então vamos ver se em mais quatro anos fazem alguma coisa pelo nosso povo, principalmente na Estrada Campo Bom. Falam muito em Lei, mas na frente de uma creche no bairro São João não tem quebra-molas – lamentou.

Elony Nyland (MDB) disse que não concorda com a ideia de quebra-molas.

– Os maiores pedidos dentro desta casa legislativa são sobre quebra-molas. Eu, particularmente, divirjo disso, pois penso que uma cidade turística e planejada não pode ter muitos quebra-molas. O que é preciso é uma educação melhor dos motoristas – apontou.

 

 

*

 

NAS REDES SOCIAIS

Na publicação da matéria nas redes sociais do Jornal Dois Irmãos, na última semana, alguns leitores comentaram a iniciativa da Guarda Municipal; a maioria é contra.

– Guarda Municipal em qualquer cidade que tem é chamada de máquina de multas; só para isso que ela serve. Em termos de segurança, estamos muito bem servidos pela Brigada Militar. De onde virão os recursos para equipar e pagar salários dos mesmos? Aumento no IPTU? Seria engraçado explicar para a população que vão aumentar o imposto para eles serem multados – comentou um morador.

Em outro comentário, um leitor sugeriu equipar melhor a Brigada Militar.

– Sou contra criar Guarda Municipal. Acho que devemos ajudar e equipar melhor a nossa Brigada Militar, que está fazendo um bom trabalho. Criar mais um órgão para manter não é uma boa ideia – analisou.

Houve também quem parabenizou os vereadores por proporem a discussão.

– Enfim um assunto para os especialistas de plantão em trânsito na nossa cidade. Que bom que tem vereadores com a coragem de tratar o assunto; enquanto isso, vamos empurrando com a barriga – manifestou-se outro.

 

(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela