Volume de lixo cai 30% em Dois Irmãos em meio à pandemia

17/07/2020
Baixa é significativa e reflete diretamente no salário dos 38 cooperados

Baixa é significativa e reflete diretamente no salário dos 38 cooperados

Reflexo da pandemia do coronavírus, a realidade na Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos, que fica na Estrada Picada Verão, também mudou significativamente. Na segunda quinzena de março, os 38 cooperados viram o volume de lixo doméstico quase que quadriplicar. “Era muito utensílio doméstico, como potes, essas coisas que geralmente as pessoas descartam no final do ano, quando fazem limpas em casa”, comenta Everton da Silva, que faz parte da cooperativa há quase 8 anos. 
Passado o mês de março, o cenário mudou. De acordo com o presidente da cooperativa, Fábio Rodrigo Bamberg, desde abril o volume de resíduos orgânicos (molhado) e inorgânicos (seco) vem diminuindo gradativamente. Segundo ele, houve queda de aproximadamente 30%. “Desde abril, chega cada vez menos lixo. Está faltando material para vender”, diz ele, se referindo à comercialização de materiais como plástico, papelão, garrafas pet, papel, metais, eletrônicos, canos PVC, vidros e óleo vegetal usado, que geram parte da renda da cooperativa. “Trabalho aqui há 15 anos e nunca vi tão pouco lixo. Na quarta-feira passada (dia 8 de julho), a rampa estava limpa”, comenta Fábio, que é presidente do grupo desde janeiro deste ano.  
A queda do volume de lixo doméstico significa diminuição de serviço e renda para os cooperados, que recebem o mesmo salário, uma vez que o lucro mensal é dividido entre eles. “Na semana passada, saímos três dias mais cedo. Na sexta, não trabalhamos a tarde toda”, comenta Fábio, contando que em períodos normais, nas segundas e terças-feiras chegavam de quatro a cinco caminhões cheios de lixo, e de quarta a sexta, três. “Agora, eles chegam quase pela metade”, completa. 
Apesar da queda de serviço, a equipe se mantém a mesma desde antes da pandemia. “Aqui todos tem os mesmos direitos”, reforça Fábio, afirmando que nenhum deles pertence ao grupo de risco. Até o início desta semana, eles tinham registrado apenas uma suspeita de Covid-19, mas felizmente ela não se confirmou. 


Quantidade de lixo diminuiu significativamente desde abril

 


› Compartilhe

COLUNAS

Assumir a responsabilidade que compete

Assumir a responsabilidade que compete

Coluna da Fé   06/08/2020

Devagar mas sempre

Devagar mas sempre

Coluna da Fé   06/08/2020

Condição irrecusável

Condição irrecusável

Coluna da Fé   04/08/2020

FOTOS DO DIA

Lua cheia de graça (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela