Vacinação contra a febre aftosa será no mês de novembro

17/10/2019
(Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

A segunda campanha de vacinação contra a febre aftosa será realizada de 1º a 30 de novembro no Rio Grande do Sul. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS) e tem o objetivo de vacinar todos os bovinos ou búfalos de 0 a 24 meses de idade, totalizando cinco milhões de animais. A meta é atingir uma cobertura vacinal superior a 90%.
Neste ano, a vacina contra a febre aftosa sofreu alterações na sua formulação: houve uma redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2ml; a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C) e as apresentações comercializadas agora serão de 15 a 50 doses. A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir as reações vacinais (nódulos). Os produtores dois-irmonenses devem comprar as doses necessárias para a vacinação de todo o seu rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela SEAPDR/RS. Após, devem comprovar a vacinação através da Nota Fiscal de compra e da declaração do quantitativo de animais vacinados nas Inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária. 
O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis após o término da etapa. Aqueles que não comprovarem serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual nº 52.434/2015, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.


SAIBA MAIS
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com grandes impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no Estado ocorreram em 2000 e 2001 e acarretaram em graves prejuízos econômicos, como sacrifício e abate sanitário de aproximadamente 29 mil animais e gastos de U$$ 25 milhões em custos diretos, além das enormes perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.
Para manter o Estado livre desta grave doença, a conscientização de todos quanto às principais medidas de controle e prevenção é fundamental. Vacine seu rebanho e avise imediatamente o serviço veterinário oficial se observar animais com sinais clínicos compatíveis com a febre aftosa (babando e mancando). As notificações de suspeitas de enfermidades podem ser feitas pelo Whatsapp (51) 98445-2033, através do e-mail notifica@agricultura.rs.gov.br ou na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Dois Irmãos, localizada na Casa do Produtor, junto a Praça do Imigrante (Centro), com atendimento em quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela