Manuscrito de ‘O Pequeno Príncipe’ é exposto na França pela primeira vez

18/02/2022
Fonte: France Presse

Fonte: France Presse

A França exibe, pela primeira vez, o manuscrito de “O Pequeno Príncipe”, em uma mostra dedicada a seu criador, Antoine de Saint-Exupéry, que iniciou nesta quinta-feira (17) no Museu de Artes Decorativas de Paris. A exposição “Encontro com o Pequeno Príncipe”, que estará aberta até 26 de junho, é formada por diversos objetos do escritor e aviador.

O conto foi escrito em 1942 nos Estados Unidos, em Nova York e em Asharoken, uma cidade costeira de Long Island (nordeste). Quando, em abril de 1943, Saint-Exupéry deixou os Estados Unidos para combater as tropas nazistas, deu o manuscrito à sua companheira, a jornalista Sylvia Hamilton, que o vendeu à Morgan Library & Museum de Nova York 25 anos depois. Esse museu emprestou algumas das folhas mais importantes desse tesouro literário, incluindo as aquarelas originais, pintadas pelo próprio Saint-Exupéry, que representam o asteroide do Pequeno Príncipe - que é a capa do livro - e outra na qual o Pequeno Príncipe aparece com seu longo casaco vermelho.

A mostra capta toda a profundidade da inspiração que levou a esta obra-prima, desde a infância de Saint-Exupéry e uma carta escrita para aquela que mais tarde seria sua esposa, Consuelo, em 1930, na qual ele menciona “um menino que descobriu um tesouro” e “tornou-se melancólico”, até os esboços em que moldou o herói. O aviador, desaparecido durante uma missão no mar Mediterrâneo em julho de 1944, não viveu para ver o sucesso planetário de sua obra. Mas, no fim de sua vida, na qual o livro havia sido editado apenas nos Estados Unidos, em inglês e francês, “a personagem e o autor acabaram se confundindo”, explicou a curadora da exposição, Anne Monier-Vanryb.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela