Aumento de casos e óbitos preocupa, assim como o impacto econômico e social

18/03/2021
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

O agravamento da pandemia do coronavírus voltou à pauta da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, na sessão de segunda-feira (15). O crescimento no número de infectados e de óbitos assusta, assim como o impacto econômico e social. Parlamentares da situação destacaram que em breve devem ser votadas medidas de apoio aos micro e pequenos empreendedores.

Ausente nas últimas sessões, Celina Christovão (MDB) contou que foi infectada e teve que cumprir o isolamento. “Estive afastada por 15 dias porque positivei para

Covid-19. Temos que se cuidar cada vez mais e seguir as regras. Não é brincadeira; é muito sério”, alertou ela, que trabalha na área da saúde. “A situação continua extremamente delicada; estamos nos despedindo de pessoas próximas”, comentou o colega Darlei Kaufmann (PSB). Paulino Renz (PDT) lamentou a postura de quem faz pouco caso do vírus. “É muito triste; muita gente não está levando a sério. Peço que o povo se cuide, pois essa doença leva mesmo”, afirmou.

Sheila da Silva (PT) reforçou que é preciso agilizar a vacinação. “Já expressei minha convicção de que a vacina é o melhor remédio e a solução para todo esse sofrimento. Porém, pelo jeito, não veremos isso acontecer a curto prazo. Por enquanto, nos resta ser cuidadosos e seguir todas as orientações e protocolos dos profissionais da área da ciência e saúde. O que me preocupa é o negacionismo; não fosse por ele, nós estaríamos bem mais adiantados com o processo de vacinação e muitas vidas seriam preservadas”, declarou.

Nilton Tavares (PP) também lamentou o momento crítico vivido por todos. “Infelizmente, estamos enfrentando um recrudescimento da pandemia. Pelo que estão falando, hoje, os nossos números, não dá para dizer que estão estabilizando, pois isso demanda dias, mas pelo menos não estão crescendo tão exponencialmente. Tomara que isso seja o prenúncio de uma parada e que nós tenhamos uma queda”, comentou. “As vítimas estão chegando cada vez mais próximas de nós: agora, temos um vizinho, um amigo, um familiar...”, acrescentou.

 

Elony Nyland faz críticas ao governador

O presidente Elony Nyland (MDB) lamentou a postura do Governo do Estado, principalmente em relação ao fechamento do comércio. “Acredito que as pessoas precisam se cuidar, usar máscara e álcool gel, mas sou totalmente contrário ao fechamento das empresas – lockdown, então, nem se fala. Quando um governador tira o direito da pessoa poder trabalhar, ele está agindo equivocadamente, porque as pessoas se desesperam; elas sabem que precisam do ganha-pão do dia a dia para, ali na frente, não sofrerem com outras doenças, como depressão por não poder sustentar as contas nem do comércio nem da família”, disse ele.

No espaço de liderança, a vereador Sheila voltou à tribuna. “Tenho certeza de que gestor e governador nenhum gostaria de tirar o direito de ninguém de trabalhar, mas quando não se consegue mais acolher as pessoas nos hospitais, quando se precisa alugar containers para armazenar corpos, quando começa a ter escassez de recursos humanos de profissionais da saúde, com profissionais esgotados e doentes; é preciso tomar uma providência drástica e salvar vidas. É esta a tentativa que se tem feito”, declarou.

 

Sheila dará lugar ao suplente Valtair Martins

Com a proposta de exercer um mandato compartilhado, a vereadora Sheila da Silva (PT) anunciou que dará lugar a um colega suplente a partir da próxima sessão. “Eu irei me licenciar para que meu colega Valtair Martins assuma por algumas sessões a cadeira do Partido dos Trabalhadores nesta casa. Os meus colegas suplentes são lideranças de segmentos importantes em várias áreas. Nosso partido acredita muito na construção coletiva e na pluralidade de pessoas e de ideias. Todos os meus colegas suplentes somaram votos para ajudar a conquistar esta cadeira”, justificou ela.

Valtair Martins de Oliveira, o Valtair Técnico de Enfermagem, conquistou 368 votos na eleição passada. Segundo a vereadora Sheila, neste momento de pandemia, sua vivência na área da saúde será muito importante para contribuir com os poderes Legislativo e Executivo na busca de soluções para o município.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela