‘Melhor carne do mundo’ começa a ser vendida no Brasil

18/04/2019
Fonte: GQ Brasil

Fonte: GQ Brasil

Você já deve ter ouvido falar dela como a “melhor carne”, “o bife mais caro” ou outros apelidos não menos elogiosos. Eles fazem jus. A carne do gado japonês wagyu, chamado também de Kobe, é de fato uma das mais raras, saborosas e valiosas do mundo. A que se come no Brasil vinha, até pouco tempo, do Uruguai. Do Japão, só para eventos consulares. A partir de agora, ela começa a ser importada e vendida por aqui.
Pela primeira vez importada diretamente do Japão, a carne chega em duas levas trazidas pela Prime Carter e vendidas pela 481. A primeira, de quase 300 kg, esgotou em uma hora. “Anunciamos no Instagram e, imediatamente, meu WhatsApp não parou de tocar”, diz Igor Stênio, que comanda a operação da empresa. A segunda, de 800 kg e prevista para o fim de abril, estará em breve na pré-venda. “Da parte separada para o público físico, foram vendidos em uma hora 200 bifes de 600 gramas”, conta Stênio. O resto foi para restaurantes De São Paulo e Rio de Janeiro, como Nagayama, Malta, Makoto e Rubaiyat. 


O preço? 
Em média, o quilo sai a R$ 600 para comerciantes e R$ 750 para o público final.


Melhor do mundo? 
O motivo da procura se explica pelo sabor. A carne de wagyu tem o maior teor de marmoreio (pontos de gordura entre as fibras) do mundo e a que chega ao Brasil é classificada na categoria A5, o maior grau possível na carne bovina – o que se converte em maciez, sabor e suculência. “O corte que escolhemos trazer nessas duas primeiras vezes é o ribeye”, explica Marcelo Shimbo, fundador da empresa. “Não posso dar spoilers, mas a ideia é que nas próximas importações cheguem cortes mais ousados e especiais”, conta o especialista em carnes que, em breve, vai ao Japão para escolhê-los.
E há público para tudo isso? “O consumidor foi ficando curioso sobre o wagyu nos últimos anos, isso aumentou o interesse e a procura”, diz Shimbo. “O maior desafio agora é educar o público para que ele aproveite o máximo dos cortes. Aceitar a ideia de que essa é uma carne para ser comida mais em um restaurante japonês do que em uma churrascaria, por exemplo”.





 


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