SAMU e Corpo de Bombeiros realizam atividade de integração

18/05/2019

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos participaram de uma atividade de integração, com o intuito de padronizar os atendimentos no Município. As atividades aconteceram no quartel dos bombeiros, nos dias 15 e 16 de maio. Ao todo, dez profissionais estiveram envolvidas na ação conjunta.
Na ocasião, foram tratados temas como regulação inversa e maneiras de abordar o paciente na hora de um chamado via telefone, entre outros. A técnica de enfermagem do SAMU, Dalva Maicá, destacou que a atividade é inédita. “Realizamos outras atividades de integração, mas essa em específico é a primeira vez, e serviu para que os integrantes do Corpo de Bombeiros pudessem conhecer a ambulância do SAMU e vice-versa. É importante para que possamos nos ajudar e entender o procedimento de trabalho de cada equipe”, explicou. 
O tenente Cassius Pires, comandante dos bombeiros, também elogiou a iniciativa. “O atendimento pré-hospitalar (APH) é de responsabilidade do SAMU, mas, na impossibilidade, o Corpo de Bombeiros deve realizar. O encontro é importante para a troca de conhecimento e experiência. Quem ganha é a comunidade”, disse o tenente.


COMO FUNCIONA
Em caso de urgência, a comunidade deve entrar em contato pelo telefone 192 (SAMU), em chamada gratuita. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, em Porto Alegre, que identificam a situação e, imediatamente, transferem para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde ou designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.


(Foto: Divulgação / PMDI)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela