Campanha do Agasalho – Com volume de doações abaixo dos outros anos, Dois Irmãos reforça pedido de ajuda à comunidade

18/05/2022
Aline Mores é responsável pela triagem, separação e distribuição das doações na Assistência Social. Dedicada, ela organiza tudo por tamanho, facilitando a escolha das famílias

Aline Mores é responsável pela triagem, separação e distribuição das doações na Assistência Social. Dedicada, ela organiza tudo por tamanho, facilitando a escolha das famílias

Mesmo com a antecipação da Campanha do Agasalho deste ano, que tem como slogan “Aqueça um coração. Faça sua doação”, o volume de doações em Dois Irmãos ainda é baixo, se comparado ao número de pessoas que busca ajuda no Departamento de Assistência Social e em grupos voluntários como a Cáritas, da Igreja Católica.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Léo Büttenbender, o frio intenso pegou a todos de surpresa e exigiu que as ações da campanha fossem intensificadas.

Atualmente, além da prefeitura e da Cáritas, outros grupos voluntários também estão mobilizados em prol da Campanha do Agasalho: Liga Feminina de Combate ao Câncer, ONG Amigos da Solidariedade e Cartel Colorado. Ao ampliar a rede de apoio, o objetivo é agilizar os processos de arrecadação, triagem e distribuição das doações. Lembrando que podem ser doados agasalhos, calçados, roupas de cama, mesa e banho e cobertores, por exemplo.

De acordo com a chefe do Departamento de Assistência Social, Leila Giehl, a queda no número de doações vem ocorrendo há mais ou menos um ano, situação atípica para um município que costumava arrecadar grande quantidade de roupas e calçados o ano todo. Segundo ela, somado a isso, as famílias que buscam ajuda são grandes e com muitos filhos. “E no inverno nossa demanda aumenta muito”, diz ela, comentando que só no mês de maio 21 famílias venezuelanas solicitaram ajuda na Assistência Social.

Diante do baixo estoque, Leila reforça o pedido para que a população seja consciente e busque ajuda se realmente necessitar. “Precisamos priorizar aquelas famílias que não têm nada, que vivem, realmente, em situação de vulnerabilidade”, ressalta.

Ainda sobre os itens, Leila chama a atenção para que os munícipes doem roupas e calçados limpos e em bom estado. Segundo ela, muitas vezes parte das doações acaba sendo descartada por estarem em condições precárias. “Ao doarmos algo, devemos refletir se nós usaríamos”, comenta, destacando que, na contramão, há casos de lojas que doam roupas e calçados novos. 

 

ARRECADAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

 

Departamento de Assistência Social (Avenida São Miguel, 453, Centro)

Doações podem ser entregues de segunda a quinta-feira das 8h às 17h e nas sextas-feiras das 8h às 12h. Caso não consiga se dirigir a este espaço, as doações também podem ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros ou na sede da prefeitura (Rua Berlim, 240, Centro).

Após arrecadados, os itens passam por triagem e são organizados por tamanhos, visando facilitar e agilizar o acesso dos moradores. Neste ano, a distribuição ocorre até julho, nas segundas-feiras das 8h às 13h, terças das 13h30 às 17h e quintas das 8h às 13h.

Nas segundas e quintas são entregues 8 fichas e nas terças, 5. Segundo Leila, por enquanto não há possibilidade de disponibilizar mais fichas uma vez que uma mesma pessoa vai até lá para retirar doações para, muitas vezes, 8 ou 9 membros da mesma família. Ela também comenta que em algumas situações pode ser restringido o número de peças por pessoa, citando o exemplo de quando há pouca doação e muita demanda. “Precisamos fazer isso para poder ajudar mais famílias”, comenta. Mais informações pelo telefone (51) 3564-8875.

 

Liga de Combate ao Câncer (Rua Gramado, 388, Centro) e Cartel Colorado

De acordo com a presidente da Liga, Cláudia Goetz, a entrega e retirada de doações poderá ser realizada nas terças e sextas-feiras, das 14h às 17h, a partir do dia 27 de maio.

A entidade também será responsável pela triagem e distribuição das doações que serão arrecadadas pelo Cartel Colorado neste domingo (22), durante a 5ª Campanha do Alimento e Agasalho. Com dois caminhões, os torcedores colorados passarão por todos os bairros da cidade arrecadando doações.

 

Cáritas (Centro de Pastoral, ao lado da Igreja Matriz)

Segundo Rosane Nienow, voluntária da Cáritas, o espaço está aberto para arrecadação e distribuição nas quintas-feiras, sempre das 14h às 16h. O grupo estará atuando em prol da campanha até setembro.

 

ONG Amigos da Solidariedade

As doações podem ser entregues na agência lotérica Quinas e Zebras (Centro) e na sede da entidade (fundos da Fruteira Bela Safra). Mais informações pelo telefone/WhatsApp (51) 99289-5850.

 

Corpo de Bombeiros

Doações podem ser depositadas diariamente na cabine localizada em frente ao quartel, na Avenida 25 de Julho (ao lado da Biblioteca Pública). Posteriormente, os itens são encaminhados à Assistência Social.


Presidente da Liga, Cláudia Goetz, chefe do Departamento de Assistência Social, Leila Giehl, voluntária da Cáritas, Rosane Nienow, e secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Léo Büttenbender


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela