Família do Travessão instala o primeiro biodigestor HomeBiogas de Dois Irmãos

18/08/2021
Em sua casa, Angelita usa o próprio gás, graças ao biodigestor

Em sua casa, Angelita usa o próprio gás, graças ao biodigestor

Mais de 40% do lixo brasileiro é orgânico, energia limpa que está sendo desperdiçada todos os dias. Biodigestores são equipamentos que têm como objetivo acelerar o processo de decomposição de resíduos orgânicos na ausência de oxigênio. Estes resíduos orgânicos viram gás de cozinha e fertilizante líquido, que retornam ao sistema retroalimentando novamente o processo.

Muitas pessoas pelo mundo estão adotando o biodigestor portátil. A família de Angelita Walter foi a primeira a instalar na propriedade em que reside no bairro Travessão, em Dois Irmãos, o HomeBiogas 2.0, de tecnologia 100% israelense. O HomeBiogas é um sistema autônomo que gera energia limpa, renovável e sustentável, sem o uso de eletricidade, que permite tratar o seu lixo doméstico adequadamente. O modelo 2.0 produz até 3 horas de gás de cozinha todos os dias, usando apenas restos de comida e esterco animal. É uma alternativa viável para restaurantes, supermercados, cozinhas industriais, lanchonetes, residências, escolas, canis, fábricas, condomínios, hotéis, pousadas, unidades de reciclagem e muito mais.

Assim como os painéis solares, por exemplo, o produto facilita a vida das pessoas e alivia o impacto do consumo de gás de cozinha – hoje um dos itens mais caros no dia a dia das famílias brasileiras. O biodigestor não depende de fonte externa de energia para funcionar e pode ser usado tanto para o tratamento de resíduos orgânicos, quanto como um sistema de saneamento básico residencial. Em ambos os casos ele gera dois benefícios: biogás e fertilizante líquido orgânico e natural. Isso sem falar da destinação correta dos resíduos.

Com a versão mais compacta do sistema, uma família de até 4 pessoas deixa de enviar até 6 toneladas de gás carbônico (CO²) para a atmosfera e até 1 tonelada de resíduo para o aterro sanitário ao ano.

 

Energia limpa e barata

Trata-se de uma incrível fonte de energia limpa e barata, pensada para ser uma solução que se adeque a diferentes ambientes e todo e qualquer espaço que gere resíduos orgânicos, possibilitando ao usuário economia real. O biogás gerado por meio do biodigestor é uma fonte alternativa de energia limpa e substitui o uso da eletricidade, do propano ou do gás natural.

A instalação do HomeBiogas 2.0 é simples e pode ser realizada pelo próprio usuário. Após a instalação, o sistema pode levar entre 2 a 4 semanas para começar a produzir gás. Depois disso, a produção de gás é contínua, contanto que o sistema seja alimentado constantemente.

 

Vantagens e benefícios

As vantagens e benefícios de adaptar o equipamento são diversas, e na região da Serra Gaúcha existe um diferencial ainda maior: garantir maior qualidade de vida, uma vez que, na região interiorana, a lenha ainda é combustível para muitos fogões, o que é extremamente prejudicial para a respiração.

Este equipamento tecnológico pode ser grande aliado dos pequenos produtores da região, pois possibilita o descarte para cascas, restos de alimento e esterco animal entregando gás para a elaboração e beneficiamento de produtos e fertilizante líquido para as plantações, reduzindo os custos de aquisição de fertilizantes químicos e defensivos.

 

Sistema no Rio Grande do Sul

O sistema HomeBiogas já possui unidades instaladas em diversos locais do Brasil. No Rio Grande do Sul já são muitos, por exemplo, nas escolas nas cidades de Nova Roma do Sul e Estrela, onde vem sendo utilizado para ajudar na educação ambiental envolvendo as crianças no processo, despertando a curiosidade e a visão de olhar para o lixo como energia, matéria-prima e não apenas descarte, e ainda serve para aquecer e cozinhar, via biogás, o lanche das crianças. Também já está em restaurantes, com gestão de resíduos, e em pequenas produções agrícolas para gerir fezes animais.

O modelo instalado na residência da família está disponível para visitação, podendo contar com a orientação técnica de Angelita, que também é parceira da Biomovement Brasil para a região.

 

Como funciona?

Dentro do sistema, os resíduos são decompostos naturalmente por meio de bactérias, o que faz liberar o biogás. O que sobra (resíduo líquido) vira um adubo natural, rico em macro e micro nutrientes que pode ser utilizado em hortas e jardins.

O tanque infla gradualmente quando o gás está pronto para ser utilizado e através das mangueiras e conexões alimenta o fogão de uma boca acoplado ao biodigestor. Todas as peças compreendem o kit de instalação que vem completo. O biogás produzido garante até três horas diárias de uso de gás na cozinha, podendo ser facilmente adaptável a um fogão comum.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela