Aldeia da Herta começa a ganhar vida no interior de Morro Reuter

18/09/2019
Betinho e prefeita Carla assinaram o contrato

Betinho e prefeita Carla assinaram o contrato

Na manhã desta quarta-feira (18), em meio a um cenário típico de inverno, foi assinado o contrato de concessão de uso da área conhecida como Escola do Mato Comprido (Km 5 da VRS-873), em Morro Reuter. Através da parceria entre a prefeitura de Morro Reuter e a Curto Arte Companhia de Teatro, de Dois Irmãos, o local se transformará no projeto turístico e cultural ‘Aldeia da Herta’, personagem de Carlos Alberto Klein, o Betinho.
A solenidade de assinatura contou com a presença de autoridades e moradores locais. O diretor da Curto Arte reconheceu que o projeto é audacioso e agradeceu pelo apoio de todos os parceiros nesta empreitada. “É a realização de um sonho fazer deste espaço um projeto cultural e turístico. O ponto alto é que vamos restaurar uma escola, e não derrubar. Essa escola vai ter vida”, declarou Betinho. Além de ações culturais, o projeto pretende abrir espaço para agricultores e artesãos locais. “Vai ser a Aldeia da Herta, mas o espaço é de todos nós”, acrescentou. A prefeita Carla Chamorro se disse emocionada. “Estamos voltando a dar vida a este espaço por meio da arte e pelo viés do turismo. Desde o início das reuniões com o Betinho e a Mara (esposa de Betinho), a questão social sempre esteve presente. Queremos atender a comunidade”, afirmou Carla, enaltecendo a participação da Câmara de Vereadores na aprovação do projeto. A expectativa, segundo a prefeita, é de que as aulas no espaço aconteçam a partir de março de 2020.


ELOGIOS
O momento também foi saudado pelo presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio Weber. “Temos que reconhecer a iniciativa de uma aldeia da cultura e da arte. Outros municípios deveriam se espelhar e buscar esse caminho”, disse. O deputado estadual Issur Koch (PP), que é vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, se colocou à disposição. “Em nome da Assembleia Legislativa, trago nosso agradecimento por esta iniciativa. Sabemos que é difícil o Estado prover cultura, mas o primeiro passo é não atrapalhar e criar mecanismos favoráveis. Os que pudermos fazer para ajudar, vamos fazer”, comentou.


SAIBA MAIS
A Curto Arte foi a vencedora da licitação na modalidade de concorrência, realizada no dia 23 de julho, e ficará responsável pela área pelos próximos 25 anos. Nos primeiros cinco anos, a companhia terá carência da taxa mensal de ocupação, mas recuperará a estrutura existente, composta pelo prédio da antiga escola e um galpão. Também investirá na manutenção da área e na construção de diversas benfeitorias. O projeto prevê a implantação de uma escola de teatro, música, dança, canto e cinema, com aulas gratuitas para estudantes do município, e a criação de um museu resgatando a história local e da região.


› Compartilhe

  • Anúncio Jornal

COLUNAS

Direitos Humanos

Direitos Humanos

Coluna da Fé   04/12/2019

Misericórdia

Misericórdia

Opinião   27/11/2019

FOTOS DO DIA

Torcedor raiz – Grudado no alambrado para não perder um só lance (Foto: Thaís Lauck)

  • JDI assinatura
  • JDI classificados

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela