Morro Reuter tem 22 famílias no cultivo da lavanda

18/10/2019
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

A Festa Nacional da Lavanda busca valorizar a flor símbolo do município e que há mais de 20 anos perfuma e embeleza a cidade. O plantio, que tomou os canteiros das ruas e também de residências e praças, é estimulado cada vez mais pela prefeitura através de um programa municipal de incentivo. Nele, prefeitura e Emater visitam as áreas e orientam todo o cultivo. Conforme a Emater local, atualmente 22 famílias cultivam lavanda em Morro Reuter em cerca de 12 hectares, sendo que toda produção é processada no município. 
- O cultivo da lavanda é feito a partir de mudas, e seus arbustos atingem em torno de 80cm de altura. Como matéria-prima, a flor é utilizada na extração de óleos e essências para a indústria química e farmacêutica. Seu plantio também pode ser direcionado para a apicultura, na produção de mel de sabor delicado. No uso medicinal, o chá de lavanda tem sido indicado para problemas de insônia e melancolia. (Do livro Morro Reuter de A a Z, de Carlos Urbin)


Curso 
A Naturoils fará um curso ao longo dos três dias do evento, em que será possível conhecer todo o processo de destilação do óleo essencial de lavanda e o uso de óleos essenciais em aromaterapia. Os encontros acontecem nesta sexta das 9h às 10h30, no sábado das 9h às 10h30 e das 10h30 às 12h e no domingo das 9h às 10h30.  O investimento antecipado é de R$ 60, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail yamara@naturoils.com.br.


Passeios 
A M&G Trip fará passeios guiados por uma plantação de lavanda neste sábado e domingo nos seguintes horários: 9h, 11h, 13h, 15h e 17h. Neles, será explicado sobre curiosidades, plantio e cuidados com a lavanda. O passeio custará R$ 20 e crianças até 10 anos não pagam. Inscrições pelos telefones (51) 99525-7463 e (51) 99400-4462.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela