Dom João Francisco Salm é o novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo

19/01/2022
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Foi anunciado na manhã desta quarta-feira (19) o novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo, da qual fazem parte Dois Irmãos e Morro Reuter. O escolhido é Dom João Francisco Salm, que estava à frente da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina. Ele tem 69 anos e também preside a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A leitura da carta enviada pelo Papa Francisco foi feita pelo agora bispo emérito Dom Zeno Hastenteufel. O Código do Direito Canônico orienta que o bispo de uma Diocese, ao completar 75 anos, torne-se bispo emérito, sendo substituído por outro irmão de sacerdócio. Em junho de 2021, Dom Zeno, ao completar a idade indicada, fez o envio de sua carta de renúncia ao Vaticano, a qual foi respondida na transmissão desta quarta, juntamente com o anúncio de seu substituto.

Nas redes sociais, a Diocese de Novo Hamburgo deu boas-vindas a Dom João Francisco:

– Natural de São Pedro de Alcântara, no município de São José (SC), Dom João Francisco Salm exercia sua vocação na Diocese de Tubarão. Foi ordenado sacerdote em 1979, no Santuário de Azambuja, em Brusque. Desejamos a Dom João Francisco Salm as boas vindas e, desde já, nos unimos em oração por sua vocação, seu sacerdócio e seu episcopado em nossa Diocese. Que as graças de Deus e a intercessão da Virgem Maria possam guiá-lo em seu caminho.

 

AGRADECIMENTO

Em seu site, a presidência da CNBB também saudou o novo bispo e enviou agradecimentos a Dom Zeno por seu trabalho.

– Agradecemos o seu pastoreio à frente da diocese de Frederico Westphalen e a seus 15 anos à frente desta diocese que agora o acolhe como seu bispo emérito. Louvamos especialmente pelo seu trabalho dedicado à evangelização da juventude, por meio de cursos de lideranças e do jornal Mundo Jovem, à Pastoral Familiar e sua atuação no Regional Sul-3 da CNBB, como secretário e presidente. Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, na companhia de Maria e acolhido na Igreja que é nossa mãe como tem insistido o Santo Padre – diz a publicação.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela