Rio Grande do Sul de luto pela morte do cantor e compositor Telmo de Lima Freitas

19/02/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

O cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, 88 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (18), em Cachoeirinha. Ele deixa os filhos Ione, Ana Elisa, Leonardo (Kiko) e Lúcio, além de sete netos e seis bisnetos. De acordo com a família, a causa da morte será investigada. O prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, decretou luto oficial de três dias na cidade. A cremação ocorreu na tarde desta sexta (19), no cemitério Rainha da Paz, em Cachoeirinha.

Nascido em São Borja, Telmo é um dos mais representativos nomes da música gaúcha, sendo autor de sucessos como Cantiga de Ronda e Baile de Rancho. Com o título Esquilador, ele venceu a Calhandra de Ouro, maior prêmio da 9ª Califórnia da Canção Nativa, em 1979. Também ganhou, em 2009, o prêmio de melhor compositor e melhor CD regional no Prêmio Açorianos com o trabalho A Mesma Fuça. Admirador do trabalho de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa por terem cunhado o tradicionalismo, Telmo lamentou em 2013 os rumos do movimento.  Para ele, parte da geração que deveria praticar as tradições perdeu interesse pela cultura gaúcha.

— Hoje, a gurizada está muito preocupada com a música, mas não conhece as coisas do campo. Tem gente que gosta de Esquilador e não sabe o que é descascarrear (remover os excrementos que ficam aderidos à lã da ovelha antes da tosa). Ninguém pode gostar daquilo que não conhece — queixou-se, à época.

O artista também foi conselheiro honorário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e patrono da Semana Farroupilha em 2009. Nas redes sociais, a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, manifestou “seus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”. 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela