Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel será lançado neste sábado

19/03/2022
Durante a semana, espaço recebeu a visita de alunos

Durante a semana, espaço recebeu a visita de alunos

O Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos será oficialmente lançado neste sábado (19), às 19h. O projeto da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI) reúne parte da história da colonização alemã no Rio Grande do Sul e dos 150 anos deste patrimônio da cidade e região, tombado pelo IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.

– Teremos no Espaço Cultural Antiga Matriz uma exposição física permanente, além de um grande acervo em ambiente virtual. São atrações que renovam os vínculos da comunidade com sua história e seu patrimônio, contribuindo para o sentimento de pertencimento entre as novas gerações – destaca a presidente da AAPHeCDI, Ingrid Arandt.

A partir do lançamento, os visitantes poderão conhecer a exposição interativa (acessada em um totem) e a exposição física, com algumas das peças do acervo. O acervo virtual também poderá ser acessado em https://memorial.espacoculturalantigamatriz.com.br/.

– No meio digital, teremos a exposição completa, com todos os registros pesquisados que contam a história deste patrimônio cultural e histórico que é a Antiga Matriz. Já no espaço físico, teremos a exposição de alguns itens, principalmente objetos litúrgicos que eram usados na época em que o local funcionava como a igreja matriz da cidade – explica a coordenadora do Espaço Cultural, Vera Maria Rausch.

Para marcar a abertura, neste sábado, haverá apresentação da Caxias Ensemble Orchestra, de Dois Irmãos. O grupo de câmara é formado por instrumentos de corda (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo) com a participação especial de acordeon, violão clássico, clarinete e flauta transversal.

 

O MEMORIAL

O projeto do Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos foi desenvolvido em três etapas distintas: pesquisa e constituição de acervo, implantação (ocupação física e virtual) e apresentação à comunidade (realizada com diversas visitas e oficinas para multiplicadores entre fevereiro e março). Entre os materiais pesquisados, estão mapas, plantas arquitetônicas, croquis, gravuras, fotografias, livros, iconografias, imagens sacras, mobiliário e artefatos litúrgicos relacionados à igreja.

– A Antiga Igreja Matriz de São Miguel é protagonista na paisagem de Dois Irmãos. Sua história registra parte da memória da imigração alemã no Rio Grande do Sul e, essencialmente, da cidade. A preservação da Antiga Igreja, sua requalificação como Espaço Cultural e a constituição do Memorial evidenciam o valor deste bem para a comunidade – ressalta a gestora cultural, Luana Khodja.

O projeto é financiado com recursos do PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, numa realização da AAPHeCDI com gestão cultural da Imago Produtora, coordenação técnica da Insito Arquitetura e Restauro e apoio do Grupo Herval, Calçados Wirth, Like Agência Digital e Germânia Metalúrgica.

 

HISTÓRICO

Inaugurada em 1880, a Antiga Matriz foi o centro de todos os acontecimentos religiosos e festivos da comunidade católica de Dois Irmãos até 1975, quando foi desativada como templo religioso e substituída por uma nova construção. Iniciava-se ali a mobilização para impedir sua destruição. Em 1982, um abaixo-assinado com quase mil assinaturas solicitava o tombamento como Patrimônio Cultural do Estado, o que ocorreu em agosto de 1984. A incorporação do prédio ao Município de Dois Irmãos se consolidou em 1991, através de uma permuta da Prefeitura com a Mitra Diocesana.

A partir de 1995, a AAPHeCDI passa a elaborar e encaminhar projetos para leis de incentivos fiscais (LIC e Lei Rouanet), com vários deles executados. Em 2010, através de convênio firmado com a Prefeitura, a Associação passou a administrar o Espaço Cultural, que também é protegido por Lei Municipal.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela