Inverno começa na próxima sexta sem previsão de muito frio

19/06/2019
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O inverno dá as “boas vindas” nesta sexta-feira (21), em meio ao feriadão de Corpus Christi, e a pergunta que não quer calar é: vai fazer aquele frio de “renguear cusco”? De acordo com Cléo Kuhn, meteorologista do Grupo RBS, o frio intenso chega ao Rio Grande do Sul na véspera do início do inverno, nesta quinta-feira (20), especialmente nos Campos de Cima da Serra, onde pode fazer de 2ºC a 3ºC. Quem for pegar a estrada para a serra de Santa Catarina, onde a altitude é ainda maior, pode pegar temperaturas abaixo de zero. 
Já na sexta, quando a nova estação chega — por volta das 13h — as temperaturas voltam a subir. Cléo explica que essa massa de ar frio que traz a queda das temperaturas sai da Cordilheira dos Andes, atravessa a região sul do Brasil e vai para o oceano, e essa travessia dura cerca de dois dias. Depois disso, a calorzinho retorna, começando na tarde de sábado, já a previsão para o domingo é de um dia quente. 
Para quem tem esperança de que o próximo mês traga temperaturas mais baixas, as notícias não são tão agradáveis. A tendência não é de frio intenso para julho, pode fazer dois ou três dias de frio, depois dois ou três dias de aquecimento, seguidos de alguns dias de chuva, isso durante todo o mês. 
Cléo destaca que os prognósticos apontam temperaturas um pouco acima da média para julho — tanto as mínimas quando as máximas — indicando que teremos um período de mais umidade. A previsão é de que julho seja um mês chuvoso, mas não no sentido de volume da chuva, mas na questão da frequência, principalmente por causa da ausência de grandes massas de ar frio.
— A massa de ar frio, para causar uma boa queda nas temperaturas no Estado, ela tem que vir do Sul da Argentina e faz um bom tempo que a gente não tem massa de ar frio vindo nessa direção, às vezes tem uma ou duas por ano. Esse ano se vier,  provavelmente vem em agosto uma massa de ar frio mais forte — comenta. 

(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela