Instabilidade traz temporais ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira

20/05/2021
(Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias)

Após alguns dias consecutivos de tempo firme, a instabilidade chegou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (20), atingindo inicialmente os municípios da Campanha, da Fronteira Oeste e da região Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações estão associadas a uma área de baixa pressão que se formou no Paraguai e a um corredor de umidade vindo da Amazônia. “Esses dois sistemas favorecem a formação de nuvens mais carregadas e provocam pancadas de chuva”, explica a meteorologista Amanda Balbino.

A condição se intensificará na sexta-feira (21), causando temporais em todo o Estado. Segundo Amanda, os acumulados serão bastante elevados nas regiões Oeste, Norte, Central e Metropolitana, considerando a previsão de que o volume de chuva deve ficar entre 20mm e 40mm. Para exemplificar a intensidade das precipitações, a meteorologista destaca que o maior volume que pode ser registrado na data representa 33% da média climatológica prevista para Porto Alegre e região durante todo o mês, que é de 118mm. Além disso, a chuva virá acompanhada de rajadas de vento fortes, que podem passar dos 60 km/h no Litoral. “No restante do Estado, os ventos serão mais moderados, então, não há previsão de transtornos em relação a isso. Já a chuva, por ser volumosa, talvez possa causar pontos isolados de alagamento, mas nada tão exuberante”, afirma Amanda. 

No entanto, a instabilidade não deve se estender durante o fim de semana. A previsão é de que a partir de sábado (22) o tempo comece a melhorar em grande parte do Rio Grande do Sul. Somente na Região Metropolitana e no Norte ainda pode haver pancadas fracas de chuva durante o dia. No domingo (23), o tempo permanecerá firme, com sol entre poucas nuvens, em todas as regiões.

 

Temperatura

O período de chuva no Estado terá pouco impacto sobre a temperatura. A maior diferença será no frio da manhã, que não deve ser tão intenso como nos últimos dias, pois as mínimas tendem a se elevar. Portanto, não há previsão de geada na Serra ou na região da Campanha. “Pela manhã ainda vai fazer frio, mas não como foi na última semana”, esclarece Amanda.

Por outro lado, as máximas devem diminuir na sexta-feira, ou seja, o frio será mais intenso à tarde, com previsão de que os termômetros não passem dos 20°C. Em Dois Irmãos, por exemplo, a temperatura fica entre 11°C e 16°C nesta sexta. No final de semana, a máxima pode chegar a 21°C no sábado e não passa de 18°C no domingo.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela