Urso polar pode ser extinto em menos de 80 anos por mudança climática, diz estudo

20/07/2020
Fonte: G1

Fonte: G1

A mudança climática pode levar, até 2100, à quase extinção dos ursos polares, incapazes de se alimentar na ausência de blocos de gelo – alerta um estudo publicado nesta segunda-feira (20) na revista “Nature Climate Change”. Se as emissões de gases causadores do efeito estufa continuarem no mesmo ritmo dos dias atuais, “a queda da reprodução e da sobrevivência colocará em risco a permanência de quase todas as subpopulações até 2100”, afirmam os pesquisadores.
Os autores do estudo ainda disseram que, mesmo em um cenário mais favorável, a extinção destes animais emblemáticos do Ártico será apenas adiada, mas não impedida. Os cientistas reconheceram, no entanto, não poder estimar quando cada população será afetada, mas que o processo de degelo do Polo Norte afeta diretamente a reprodução e sobrevivência dos animais. A pesquisa estabeleceu um modelo matemático que consegue prever os futuros impactos a partir da observação do comportamento dos ursos polares entre os anos 1979 e 2016. “Combinamos os limites de tempo que os animais podem jejuar com os dias sem gelo”, escreveram os pesquisadores. “Tudo a partir de um grande conjunto dentro de um modelo de sistema da Terra, que revela quando os impactos demográficos provavelmente ocorrerão em diferentes subpopulações no Ártico”.

 

 

 

 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela