OMS alerta contra ‘teorias da conspiração’ sobre novo coronavírus

21/02/2020
Fonte: G1

Fonte: G1

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, voltou a alertar, nesta quinta-feira (20), contra informações falsas sobre o novo coronavírus, que causa a Covid-19. O vírus já matou mais de 2 mil pessoas só na China. “Sobre a fonte do vírus, há muitas especulações. Mas a OMS realmente evita isso. Nós acreditamos em nos ater à ciência e à evidência”, declarou. “Mas uma coisa que eu gostaria de dizer, e que eu já disse antes: há muita informação errada, teoria da conspiração, e temos que ser cautelosos. Não deveríamos acreditar em nada até que esteja provado pela ciência e por evidências, até termos isso dos especialistas certos”, completou.
Na quarta-feira (19), o diretor regional de emergências da OMS para o Mediterrâneo Oriental, Richard Brennan, disse em uma coletiva de imprensa no Cairo que a entidade não acredita que o vírus seja uma arma biológica. No mesmo dia, 27 cientistas publicaram um comunicado em que também descartam essa possibilidade. “Nós acreditamos que é uma zoonose; não acreditamos que esteja sendo fabricado em nenhum laboratório, em lugar nenhum. Esse é um dos rumores que precisamos desmentir muito, muito cedo”, declarou Brennan. Ele também afirmou ter havido um “progresso notável” no combate à doença causada pelo coronavírus, e lembrou que a quantidade de casos confirmados fora da província de Hubei, na China, onde começou o surto, vinha caindo por 15 dias seguidos até a quarta-feira. “Mesmo assim, a epidemia não atingiu seu ponto de virada e não podemos ser complacentes”, disse Brennan, acrescentando que, como a epidemia foi causada por um novo vírus, a situação está mudando rapidamente.
No dia 7 de fevereiro, a OMS já havia pedido cautela com a notícia da diminuição na quantidade de novos infectados pelo vírus.

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela