Oscilação nas temperaturas será a marca da nova estação

21/06/2019
Não há previsão de muitos dias de frio intenso

Não há previsão de muitos dias de frio intenso

O inverno começa oficialmente às 12h54 desta sexta-feira, dia 21 de junho, mas o frio deve chegar mesmo só na metade da próxima semana. Neste sábado (22) e domingo (23), as máximas previstas para Dois Irmãos são de 25°C, enquanto que as mínimas oscilam entre 11°C e 13°C. As temperaturas devem cair a partir de quarta-feira (26). De acordo com projeção do site Climatempo, a mínima pode chegar a 4°C na sexta (28).
A oscilação entre dias frios e um pouco mais quentes será a marca da estação. Meteorologistas apontam que o mês de julho será mais frio do que a média geral do Rio Grande do Sul, que varia entre mínima de 15°C e máxima de 24°C. A expectativa é de que os termômetros marquem médias mínimas que fiquem próximas de 12°C a 15°C e máximas que oscilem entre 18°C e 21°C. Agosto, que historicamente tem mínima de 10°C e máxima de 20°C, apresentará dias bem mais frios. Os prognósticos apontam que as médias mínimas para o Estado serão de 6°C a 9°C, já as máximas ficarão na casa dos 15°C e 18°C neste mês. Em setembro, as médias devem ficar próximas dos 9°C e 12°C e as máximas dos 18°C e 21°C. Neste mesmo mês do ano passado, as menores temperaturas registradas estavam na casa dos 12°C e 16°C e as máximas variavam entre 20°C e 22°C.   
Em matéria publicada no site GaúchaZH, o meteorologista Lucas Cantos, da Somar Meteorologia, explica que os períodos de frio, apesar de garantidos, não serão prolongados. “Assim que eles chegam, logo em seguida dão espaço a novas frentes de dias mais agradáveis. Os dias mais típicos de inverno vão acontecer, mas não com intensidade”, pontua o meteorologista. A explicação para a oscilação nas temperaturas é creditada ao fenômeno El Niño, que provoca o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico. Quando ele entra em ação, o centro do oceano fica aquecido e as temperaturas se elevam. “A questão é que este ano o El Niño estará mais fraco quando comparado com 2018. Por isso, teremos a sensação de calor em alguns momentos, mas não como foi observado no ano passado”, diz Cantos.

(Foto: Arquivo JDI)

 


› Compartilhe

  • Anúncio Jornal

COLUNAS

De quem é a responsabilidade?

De quem é a responsabilidade?

Opinião   15/10/2019

Honra aos professores!

Honra aos professores!

Coluna da Fé   15/10/2019

FOTOS DO DIA

Olha o passarinho! Os paparazzi não dão folga... (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • JDI assinatura
  • JDI classificados

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela