“A cultura promove o crescimento do ser humano”, diz o músico Jonas Martini

21/06/2021
Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Jonas Martini é músico Bacharel em Música com ênfase em violão pela UFRGS. Ele também é professor de violão e Ukulele e reside atualmente na cidade de Dois Irmãos.

O músico se inscreveu no cadastro de artistas, que é uma iniciativa do Departamento de Cultura de Dois Irmãos com o objetivo principal de mapear os artistas e atividades culturais da cidade. O cadastro também é uma forma da prefeitura ter acesso aos profissionais do setor para eventuais comunicados, como ocorreu na divulgação da Lei Aldir Blanc. Quem ainda não fez, pode efetuar pelo link https://doisirmaos.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/102.

 

Conte um pouco da sua história como músico.

Jonas – Eu comecei a tocar com 15 anos em Caxias do Sul, e fiquei estudando violão erudito alguns anos. Depois passei na UFRGS, fui fazer faculdade, morei em Porto Alegre quase 10 anos, me formei e continuei por lá tocando. Depois vim para Dois Irmãos para ter mais tempo e qualidade de vida com a minha família. Fiz inúmeros cursos além da faculdade, concertos e aprimoramentos.

 

Para você, o que é ser artista?

Jonas – Ser artista é imprimir emoção, é transformar aquele momento das pessoas. Quando eu toco, o que eu busco é transformar aquela pessoa, para um sentimento direcionado, que é o que eu estou tentando passar com aquela música naquele momento.

 

Por que você decidiu se inscrever no cadastro de artistas?

Jonas – Eu me inscrevi no cadastro dos artistas porque era uma boa oportunidade para criar um material profissional e foi o que eu fiz.  As coisas começaram a acontecer através desse cadastro dos artistas, no qual eles se ajudam e divulgaram sobre a Lei Aldir Blanc. Através dela consegui fazer uma live na Igreja Matriz de Dois Irmãos com som, imagem e uma qualidade excelente.

 

Como a pandemia impactou a sua vida profissional?

Jonas – A pandemia impactou bastante. Eu dou aula particular e agora estou dando aula online também. Eu costumava fazer concertos, tocar em bares, e não poder tocar em Dois Irmãos é uma coisa ruim.

 

Explique qual a importância da arte e da cultura para a cidade de Dois Irmãos. 

Jonas – A cultura, tanto a música como qualquer arte, ela promove o crescimento do ser humano. Tu não vais ao concerto para arranjar dinheiro para pagar tuas contas, vais para crescer a tua alma. A música é fundamental para 99% das pessoas, eu particularmente não conheço uma pessoa que viva bem sem música ou sem arte. A arte é necessária e faz parte do ser humano imprimir ela, seja cantando no chuveiro, seja pintando, seja dançando. A cultura é o que faz a vida valer a pena, o resto é muito material. Eu acho que Dois Irmãos valoriza a cultura, eu vejo sempre coisas acontecendo.

 

Existe algum trabalho específico que gostaria de divulgar?

Jonas – No momento, devido a pandemia, estou bem focado em dar aulas de violão e Ukulele. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone (51) 98111-5024.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela