Conheça mais sobre o café colonial do Restaurante Santa Cecília

21/06/2022
Café colonial servido no Restaurante Santa Cecília

Café colonial servido no Restaurante Santa Cecília

Entre schmiers, cucas, linguiças e outras variedades de alimentos tipicamente vinculados à cultura alemã, os sócios do Restaurante Santa Cecília, Cláudio Kasper e Eloir Mizael, destacam as delícias do tradicional café colonial. Após 10 anos sem essa modalidade, eles decidiram retomá-la em 2021.

Um diferencial do café do Santa Cecília é que muitos dos produtos são feitos na cozinha do restaurante, no mesmo dia em que serão consumidos. Além disso, os sabores são os tradicionais da colônia, como se consumia antigamente, com alimentos como nuca e joelho de porco. Ao pedir o café, o cliente é servido na mesa com tudo recém-preparado, vendo a mesa ser preenchida com salgadinhos, salamito, linguiça defumada, sucos, leite, café, carnes, joelho, bolos, tortas e outras diversas opções saborosas.

 

Uma história que começou nos anos 70

De acordo com Maria Lorena Klauck, em 1976 Roque Quirino Klauck era ecônomo do restaurante. Nessa época, era servido durante a semana um prato feito. Nos finais de semana, serviam almoço na mesa e a partir das 14h o café colonial, que ia muitas vezes até às oito horas da noite de sábados e domingos. “Tínhamos clientes que vinham de Porto Alegre para tomar o nosso café colonial”, recorda Maria Lorena.

Justamente por essa memória afetiva na cidade de Dois Irmãos, os sócios atuais resolveram resgatar a cultura do café colonial. “Decidimos, como Dois Irmãos tem essa história com o café colonial, colocá-lo novamente no restaurante Santa Cecília”, diz Aline Maria Puhl Gruetzmann, colaboradora do Restaurante Santa Cecília.

 

Participação no turismo

O destino final do Trenzinho do Vale, que atrai pessoas de diversas regiões para o município, é no café colonial do Santa Cecília. Dessa forma, por meio dos sabores, os turistas conseguem conhecer um pouco sobre os hábitos locais e viajar para épocas antigas, em que se popularizou a celebração do Kerb, com as famílias reunidas em torno de mesas cheias de fartura.

 

Comemore o mês do café colonial no Santa Cecília e ajude o hospital

No dia 21 de julho (quinta-feira) será realizado um evento em que será servido café colonial durante a noite, com valor promocional de R$ 50. Parte dos valores é em prol das voluntárias do Hospital São José. O evento é uma parceria de Cristiano Schenkel com Santa Cecília, prefeitura e padarias locais. Um dos pontos de venda é no próprio restaurante. O cardápio da noite contempla cucas, pães, rosca, bolos, geleias, nata, manteiga, linguiça, queijo, morcela, biscoitos, nuca de porco e almondegas, entre outros.

 

Onde encontrar

O Restaurante Santa Cecília fica na Av. São Miguel, 505, Centro de Dois Irmãos. O café colonial é servido diariamente. De segunda a sexta o atendimento é apenas por reservas, com no mínimo um dia de antecedência. Aos sábados, domingos e feriados, é das 11h às 17h, sem necessidade de reserva. Grupos também podem agendar horários diferenciados. O telefone para contato é (51) 3564-3241.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela