Primavera começa no dia 22: saiba como será a estação no RS

21/09/2020
(Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

A primavera de 2020 se inicia às 10h31min de 22 de setembro, e a nova estação poderá trazer extremos nas temperaturas em um único dia e nos acumulados de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Isso porque está em formação o fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial.
Nos próximos meses, o fenômeno influenciará diretamente na formação de menos chuva na região Sul do Brasil ao provocar uma mudança na dinâmica dos ventos e, consequentemente, no transporte de umidade. Segundo a meteorologista Cátia Valente, da Somar Meteorologia, o sinal estará amarelo para a estiagem no Estado por conta das chuvas abaixo da média. Pela atual conjuntura, explica Cátia, a Metade Sul e o Oeste gaúcho, por já estarem com menos chuva, deverão ser as regiões mais afetadas.
— Não estamos trabalhando com a mesma estiagem que atingiu os gaúchos entre novembro de 2019 e abril de 2020, mas a expectativa não é favorável. As chuvas nesta próxima estação estarão mais espaçadas e com volumes abaixo da média em todo o Estado, podendo prejudicar a preparação para as culturas de verão — alerta.
Apesar das chuvas mais espaçadas, as precipitações poderão ser mais intensas em períodos relativamente curtos, de acordo com o meteorologista Marcos Vianna, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).
— Na região Sul, deverá ter aumento a ocorrência de raios e de complexos convectivos, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos — aponta.


AMPLITUDE TÉRMICA
O chefe do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Leonardo Calvetti, destaca a amplitude térmica diária nas primeiras semanas da primavera, principalmente na região da Campanha, onde as manhãs poderão começar com temperaturas por volta de 10°C e as tardes beirarem os 30°C. Porto Alegre também deverá sentir os efeitos da mudança rápida de temperatura em menos de oito horas, que causará o popular “efeito cebola” nas pessoas — começando a manhã com muitas roupas e ir tirando as peças ao longo do dia.
Calvetti aponta ainda a ocorrência de mais ventos no litoral gaúcho, por conta da formação de ciclones em alto mar, causados pelo aquecimento do Oceano Atlântico — que estará até 2°C acima da média.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela