Passaporte vacinal será exigido nas competições esportivas de Dois Irmãos

21/10/2021
Comprovante pode ser emitido pelo aplicativo ConecteSUS

Comprovante pode ser emitido pelo aplicativo ConecteSUS

A exigência do passaporte vacinal passa a vigorar, a partir deste final de semana, também nas atividades esportivas promovidas e apoiadas pela administração municipal em Dois Irmãos.

De acordo com o Departamento de Desporto, a exigência vale para todos os envolvidos nas atividades, assim como os torcedores, conforme o Decreto Estadual 56.120, publicado no dia 1º de outubro. A determinação estadual solicita que as pessoas abaixo de 40 anos tenham no mínimo a 1ª dose, já os indivíduos com 40 anos ou mais devem apresentar o Esquema Vacinal completo com duas doses ou a dose única da Janssen.

De acordo com o professor de educação física do Departamento de Desporto, Astério Mombach, esta exigência se dará já na rodada dos Campeonatos de Futebol Sete Livre e Veterano deste sábado e domingo, 23 e 24 de outubro. “Esta verificação será feita em jogadores, comissão técnica das equipes e também na torcida”, destacou, informando que houve mudança no local dos jogos. “A partir deste final de semana, o Campeonato de Futebol Sete Livre será na AECB União e o Veterano na Sede Campestre da ARC Santa Cecília”.

Além dos campeonatos, os projetos Esporte e Saúde na Melhor Idade e Grupo Travessão de Câmbio também irão exigir a apresentação do passaporte vacinal durante as atividades. “Acredito que o passaporte vacinal garantirá a realização dos eventos e atividades de forma mais segura e exemplar. Para os indivíduos que não possuem o esquema vacinal, que estas medidas consigam sensibilizar e motivar para realizarem a vacina o quanto antes, já que o que importa é o combate à pandemia da Covid-19 de forma planejada, orientada e estudada, de acordo com a necessidade de saúde pública coletiva”, reforça Astério.

A determinação valerá também para os próximos eventos promovidos ou apoiados pelo Departamento de Desporto, entre eles: Desafio da Corrida de Revezamento da Tocha da Olimpíada Escolar, Pedal dos Moicanos, Atletismo da Olimpíada Escolar, Passeio Ciclístico Natal dos Anjos, Caminhada Vespertina, Torneio de Vôlei de Areia de Duplas e Rústica Natal dos Anjos.

 

Como comprovar a vacinação

Todos os documentos emitidos pelos órgãos de saúde são aceitos como passaporte vacinal no Rio Grande do Sul. O principal deles é o comprovante emitido pelo aplicativo ConecteSUS (https://conectesus.saude.gov.br/home). Também é permitida a apresentação da caderneta de vacinação ou do cartão preenchido pelos vacinadores no momento de aplicação das doses. Documentos de outros Estados e países também são aceitos como comprovação.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela