Verão de 2021 será de calor e chuvas distribuídas de modo desigual no RS

21/12/2020
Fonte: GaúchaZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GaúchaZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Temperatura alta e sensação de abafamento não são novidades no verão do Rio Grande do Sul. Segundo os meteorologistas, a volta da estação, nesta segunda-feira (21), às 7h02min, chega acompanhada do típico calor da temporada. A boa notícia é que em janeiro e fevereiro as pancadas de chuvas serão mais constantes do que nos meses de outubro e novembro, o que deve minimizar problemas de abastecimento de água e ameaças à produção agrícola.

Segundo a Somar Meteorologia, 2021 será marcado pela presença do La Niña, que deverá manter chuvas abaixo da média no Estado ao longo do ano. Na próxima semana, no entanto, a chuva deve alcançar diferentes regiões do território gaúcho. E o fenômeno voltará no final de janeiro e no início de fevereiro. Os índices mais altos de umidade nos próximos dias também deverão reforçar a sensação de abafamento. Ou seja, a sensação térmica será bastante intensa no início do verão. A distribuição das pancadas de chuva, no entanto, será desigual entre as regiões do Estado durante os próximos meses. Enquanto Região Metropolitana, Litoral e mais algumas regiões conseguirão manter a média de anos anteriores, a Campanha e a Fronteira Oeste devem registrar os acumulados mais baixos.

Além de pouca chuva, as mesmas regiões devem alcançar as temperaturas mais altas ao longo da estação, com registros superiores a 35°C. Essas áreas terão dias mais quentes porque serão fortemente afetadas por sistemas de alta pressão que se formam no Uruguai e no Paraguai, inibindo a formação de nuvens carregadas. Em março, os acumulados de chuva devem voltar a subir em todas as regiões do Estado. Já a temperatura será menos intensa, resultando em um final de verão mais ameno.

 

PRÓXIMOS DIAS – Dois Irmãos

– Terça, dia 22: Sol com algumas nuvens. Não chove. 15°C / 26°C

– Quarta, dia 23: Sol com algumas nuvens. Não chove. 14°C / 29°C

– Quinta, dia 24: Sol com algumas nuvens. Não chove. 17°C / 31°C

– Sexta, dia 25: Sol com algumas nuvens. Não chove. 17°C / 32°C


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela