Primeira publicação no Twitter completa 15 anos e fundador da rede quer vendê-la

22/03/2021
Fonte: France Presse

Fonte: France Presse

“Estou criando minha conta Twttr”, tuitou o fundador da plataforma, Jack Dorsey, em 21 de março de 2006, marcando o lançamento há 15 anos da rede social. Lançado ao público em 15 de julho de 2006, o site ainda viria a mudar de nome cerca de seis meses depois, adotando a grafia que conhecemos hoje: Twitter. O pequeno texto marcou o nascimento da plataforma que hoje conta com mais de 190 milhões de usuários por dia e tem grande popularidade nos setores político, econômico e jornalístico.

Nestes 15 anos, o Twitter tornou-se um ator chave no setor de mídia social, colecionando polêmicas. Uma das últimas ocorreu em janeiro, quando a plataforma decidiu bloquear a conta do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma de suas principais ferramentas de comunicação e onde acumulava 88 milhões de seguidores, por incitação à violência, após a invasão do Congresso por seus seguidores. A exclusão do chefe de Estado suscitou aplausos e críticas, sinal do complexo equilíbrio entre neutralidade, defesa da liberdade de expressão e moderação com que as plataformas devem trabalhar. O CEO do Twitter, Jack Dorsey, defendeu sua decisão, mas admitiu que constituía um “fracasso” e um precedente “perigoso”.

No início de março, o chefe da rede social, com sede em São Francisco, anunciou a venda deste primeiro tuíte, por meio de um link para o site “Valuables”, onde os interessados podem enviar suas ofertas e adquirir um NFT. Comprar esta mensagem significa adquirir “um certificado digital do tuíte, único porque foi assinado e verificado pelo criador”, explica o site de leilões, algo semelhante a um autógrafo. No último domingo (21), havia uma oferta de cerca de US$ 2,5 milhões (R$ 13,7 milhões a cotação atual) para obtê-lo.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela