Avenida Irineu Becker, a porta de entrada de Dois Irmãos

22/05/2019
Via é uma das mais movimentadas da cidade

Via é uma das mais movimentadas da cidade

Conhecida como o cartão de visita de Dois Irmãos, a Avenida Irineu Becker é uma das mais importantes e movimentadas vias da cidade. No entanto, não só por sua representatividade pode ser conhecida, mas também pelo trabalho e sacrifícios feitos para que ela pudesse existir, bem como a história de indivíduos e famílias que nela trabalharam, serviram e prosperaram. 
Por mais que fosse um caminho de roça durante a década de 50, Germano Hauschild, prefeito de São Leopoldo, ao trabalhar no primeiro Plano Diretor de Dois Irmãos, em 1955, havia elegido a pequena estrada como a entrada principal do nosso município. Após a emancipação, o Plano Diretor foi refeito, porém o planejamento da Irineu Becker permaneceu. Ainda, em decorrência desse longo planejamento, tornou-se viável sua grande largura visto que, naquela época, poucas casas estavam construídas e nenhuma dela obstruía o projeto. 
Bellarmino Arandt, secretário Administrativo da prefeitura de Dois Irmãos entre os anos de 1972 a 1980, relata um pouco do trabalho realizado para o surgimento da avenida, contrastando o passado com o presente. “No início, ela era uma estrada de roça. Porém, já em 1955 ela havia sido escolhida como a entrada principal da cidade, sendo pré-projetada. Então já na década de 1960 começaram a trabalhar nela, fazendo a abertura da primeira via na qual as carretas passavam. Após isso, fez-se a segundo via, os cordões, o calçamento, o paralelepípedo”, recorda. “Quando a rua foi inaugurada, foi um show. Era o orgulho para a nossa administração da época, pois foi necessário muito esforço, investimento e doações”, acrescenta Bellarmino.




SAIBA MAIS
O ex-prefeito Justino Vier (in memoriam), em seu livro “Dois Irmãos, Passado e Presente”, remonta toda a trajetória pela qual a Avenida Irineu Becker passou ao longo dos anos, até adquirir seu formato atual. Veja as principais ações:
• O 1º prefeito, Justino Antonio Vier, fez a retificação e o alargamento, passando dos 5 m para 7m de largura;
• O 2º prefeito, Walter Fleck, executou a construção da ponte, que tem um total de 30m por 5m; 
• O 3º prefeito, Léo Klauck, realizou o calçamento de uma das pistas da futura avenida;
• O 4º prefeito, Justino Antonio Vier, concluiu a Avenida Irineu Becker;
• O 7º prefeito (1989-1992), João Arnildo Mallmann, revestiu a mesma avenida com uma capa asfáltica. 


Leia a matéria completa na edição impressa desta quarta-feira (22).


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela