Brasil fecha 3º trimestre com queda de 76% no setor aéreo

22/10/2020
Fonte: GloboNews

Fonte: GloboNews

O Brasil fechou o terceiro trimestre com queda de 76% no número de passageiros, quando comparado ao mesmo período do ano passado — ainda que setembro tenha registrado o melhor desempenho desde o início da pandemia. Segundo dados disponibilizados no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram 7,2 milhões de passageiros entre julho, agosto e setembro de 2020, enquanto os mesmos meses do ano passado marcaram quase 30,5 milhões.
Só em setembro deste ano, 3,2 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos do país. É uma queda de 67% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas superior à marca de agosto em quase 900 mil. Ainda longe de igualar as marcas registradas até o ano passado, o número de passageiros de avião no Brasil cresce aos poucos, mês a mês, desde abril. “A gente tem observado uma retomada do mercado doméstico maior do que se esperava em maio. Nós esperávamos em torno de 40% em dezembro e acreditamos que agora em dezembro já conseguimos chegar a 60% da demanda que existia. O sindicato está otimista com a retomada do mercado doméstico”, comentou Ordino Dutra, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários.
Líder do ranking que soma embarques e desembarques, o aeroporto de Guarulhos apostou em diversas medidas sanitárias para a retomada do mercado. O diretor de operações, Miguel Dau, diz que as ações de segurança sanitária foram pensadas justamente no período de maior queda no movimento. "Mas pensamos primeiro nos funcionários", pondera.


Demissões
Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários, foram formalizados mais de 70 acordos coletivos de trabalho prevendo redução de jornada e de salário temporário, com garantia de emprego. “Houve demissão em massa somente na Latam, que cortou 2.750 mil tripulantes”, relembra Ordino Dutra. A empresa afirma que “por ser a maior e mais antiga das três empresas que atuam no Brasil e que remunera mais os tripulantes tanto em voos domésticos quanto em internacionais”, precisou “rever seu modelo atual de remuneração”. Segundo a Latam, “em função da proposta ter sido rejeitada pelo Sindicato, a companhia precisou desligar 2.700 tripulantes no Brasil".
A Gol, por outro lado, afirma ter conseguido acordos com os sindicatos que representam a categoria. “Apenas 200 colaboradores foram desligados neste período, por redução de força de trabalho”, diz a nota enviada pela companhia.


Retomada
A Azul não informou quantas demissões ocorreram até agora. Informou, no entanto, que a companhia terá 505 voos diários e atenderá 89 destinos ao final de outubro. Em novembro, a empresa ampliará a malha doméstica e alcançará 629 decolagens em dia pico para 96 destinos, chegando a 80% da capacidade operada pela empresa antes da pandemia.
A Latam também projeta maior retomada para os próximos meses. Afirma que está adicionando quase 3 mil voos para a próxima alta temporada de dezembro de 2020 a janeiro de 2021. “A demanda tem começado a crescer com mais força no mercado doméstico brasileiro entre os viajantes a lazer”, diz a nota. Enquanto isso, a Gol comunica ter incrementado “18 novos mercados ao quadro de rotas da empresa, chegando a 95% dos destinos do período pré-pandemia”.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela