Secretário Léo Büttenbender passou por cirurgia no pulmão

23/03/2022
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação de Dois Irmãos, Léo Büttenbender, recupera-se de uma cirurgia no pulmão, realizada no dia 14. Ele foi submetido a uma lobectomia, procedimento que consiste na remoção do lobo do pulmão que contém tumor. A operação ocorreu no Pavilhão Pereira Filho, do Complexo Santa Casa, em Porto Alegre, comandada pela Dra. Fabíola Adélia Perin.

– Faz sete ou oito anos que eu tive esse nódulo no pulmão e vinha monitorando. Estava parado, tranquilo, a médica disse para não me estressar com isso. Acontece que a Covid-19 que eu peguei no ano passado ‘acordou’ o nódulo, então a médica disse que eu teria que retirar. Houve desistência de alguns encaminhamentos na Santa Casa e ela me encaixou na cirurgia. Para mim, também foi surpresa a rapidez com se conseguiu isso – conta Léo.

Ele permaneceu cinco dias internado, três no CTI e dois no quarto.

– Agora estou em casa. Essa noite (segunda-feira) consegui dormir alguma coisa, porque foi uma semana inteira sem dormir – no hospital e na UTI, então, nem se fala. Estava sedado por causa da dor, inclusive fizeram morfina na coluna. Mas era algo que tinha de ser feito antes que evoluísse para pior. Era benigno até então, estava parado, mas a Covid ‘acordou’ – relata o secretário.

A recuperação inclui exercícios específicos para fortalecer o pulmão.

– Essa semana estou de atestado, mas acredito que, se eu estiver bem, na semana que vem vamos retornar às atividades. Agora tenho que fazer exercícios de respiração para tudo voltar à sua normalidade. Só não posso fazer o trajeto Jammerthal-Walachai, porque aquela subida ‘me mata’ – brinca Léo.

 

Prevenção é fundamental

Ele aproveita para destacar a importância dos exames preventivos.

– Tomara que ninguém passe por isso, pois é muito dolorido. Eu sempre digo: é de suma importância fazer os exames de colonoscopia, endoscopia e tomografia torácica, pois muitas doenças tem sua origem nessas regiões. São três situações inevitáveis que devemos fazer anualmente ou a cada dois anos, conforme a recomendação médica. Eu, daqui pra frente, vai ser todo ano assim: desses três não vou escapar – comenta.

Há dois anos, em março de 2020, Léo passou por cirurgia para a retirada de um tumor no intestino. Ele diz que o caso de agora não tem relação com o anterior.

– São situações diferentes. Sobre a cirurgia anterior, tenho acompanhamento médico com exames periódicos. No último exame foram retiradas do intestino duas lesões planas, ou seja, pólipos que foram cauterizados – explica o secretário.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela