Um passeio pela Avenida 25 de Julho

24/04/2019
Via é uma das mais importantes e históricas de Dois Irmãos

Via é uma das mais importantes e históricas de Dois Irmãos

Localizada no Centro de Dois Irmãos, a Avenida 25 de Julho exerce função arterial para o comércio, serviços e deslocamento da população. A via recebe este nome em homenagem ao Dia do Colono, 25 de julho. Em Dois Irmãos, principalmente durante as décadas de 60 e 70, essa data era muito querida aos moradores do município, pois espelhava a situação e tradição de grande parte dos cidadãos daquele tempo. 
O ex-prefeito Justino Vier (in memoriam), em seu livro História de Dois Irmãos – Passado e Presente, descreveu em detalhes os motivos que levaram a escolha desse nome. “O município de Dois Irmãos, até a década de 80 tinha seu potencial econômico baseado na exploração ‘agropastoril’. Por essa razão, a mais justa homenagem conferida aos nossos colonos tinha que ser o ‘Dia do Colono’. Dessa forma, a segunda rua aberta conforme o Plano Diretor, em 1960, recebeu o nome de ‘25 de Julho’. Durante vários anos, sem dúvida, o Dia do Colono foi a segunda maior festa realizada na sede do município”, escreveu ele.
A rua em que hoje todos transitam, no ano de 1959 existia apenas parcialmente. Somente após a emancipação de Dois Irmãos e a criação do primeiro Plano Diretor a avenida começou a ser aberta de fato. Moradora há mais de 60 anos, Ilse Engelmann conta um pouco das suas memórias quando começou a construir sua casa em 1958, na Avenida 25 de Julho. “Quando eu vim morar aqui, não havia rua ainda, apenas um pequeno trecho de terra. A ‘rua’ estava aberta apenas até o Banrisul. Quando construímos nossa casinha aqui, havia em frente apenas uma mercearia que ficava nesse espaço hoje ocupado pelas lojas da Cacau Show e O Boticário. Além disso, haviam também um pequeno chalé que ficava ao lado do Mercado Schmitz, mas que hoje não existe mais”, relembra. 
Após a abertura da avenida até a Rua São José e o início da formação do calçamento neste trecho, deu-se continuidade ao Plano Diretor elaborado, realizando a abertura da rua em direção à parte norte da cidade, nos anos de 1969 a 1972; partindo da Irineu Becker e indo de encontro ao que hoje é a Rua 29 de Setembro, resultando na sua extensão atual. 

Leia a matéria completa na edição impressa desta quarta-feira (24).


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela