Junho terá atrações para festejar os 30 anos do museu

24/05/2019
Museu Histórico está de aniversário no dia 3

Museu Histórico está de aniversário no dia 3

O mês de junho será especial para Dois Irmãos, pois um dos patrimônios mais importantes do município estará completando seus 30 anos: o Museu Histórico Municipal. Uma série de atividades comemorativas acontecerá a partir do dia 1º. O museu comemora seu aniversário no dia 3 de junho, e durante três dias terá atrações culturais voltadas à valorização e resgate das raízes do município. A programação faz parte do projeto Cultura, Lazer e Arte num Doce de Cidade.
Para a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Dois Irmãos, Denise Maldaner, esta é a oportunidade de resgate da cultura alemã herdade dos imigrantes. “Somos de origem alemã e temos história. Além disso, estamos resgatando a cultura alemã através do canto e do acervo de pertences dos nossos antepassados”, destaca a secretária. No dia 1º, tem apresentação dos corais do Clube Reviver e Wir Lieben das Leben, ambos com repertório em alemão. Além disso, haverá roda de conversa, também em alemão, a fim de valorizar o dialeto Hunsrückisch, muito falado ainda na região. Na ocasião, o ator Carlos Alberto Klein participará com a famosa personagem Tia Herta. O evento inicia às 15h. Já no dia 2, está prevista a programação do Viva a História – Visita interativa ao Museu, onde os atores John Becker e Raquel Backes irão interpretar as personagens Miguel e Maria, apresentando uma esquete e guiando visitantes a um passeio ao interior do museu. Neste dia, acontece apresentação da bandinha típica alemã Baila Baila. A programação será das 14h às 17h. 
No dia 3 de junho, dia do aniversário, acontecerá o lançamento da exposição História Impressa, que reúne reportagens sobre o museu publicadas em diversos veículos de comunicação da região ao longo destes 30 anos, especialmente no período de seu surgimento. Na ocasião, haverá uma roda de conversa com Angelo Reinheimer, curador da Fundação Sheffel, de Novo Hamburgo, e também curador da exposição História Impressa; e da ex-chefe de Departamento de Cultura e ex-secretária de Educação, Hilária Arnold Kreuz. O evento inicia às 19h30.


Encontro de Coros
Ainda dentro da programação do projeto Cultura, Lazer e Arte num Doce de Cidade, no dia 1º de junho também acontece o 8º Encontro de Coros, na Sociedade Santa Cecília, a partir das 19h. O evento terá apresentações dos seguintes corais: Vocal Herval (Dois Irmãos), Coral Municipal de Osório, Coral Santa Cecília (Dois Irmãos) Coral Entretantos (Novo Hamburgo), Coro Juvenil de Nova Petrópolis, Coro Feminino do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre), Coro Adulto e Coro Infanto-Juvenil Cantares (Dois Irmãos) 
O evento tem a parceria da Associação Cultural Cantares na organização. “Cada coral convidado trará uma mostra do seu trabalho, proporcionando ao público participante momentos de contato com diversos estilos musicais”, destaca Fabiano Linck, presidente da associação. Um dos momentos especiais será a execução da música So ein schöne Tag (Fliegerlied), que juntará cerca de 140 vozes de todos os grupos convidados. “O canto coral, assim como todo processo de socialização, permite a troca de sensações. O cantor emite as sensações através do seu canto, e recebe as reações do seu público. Essa sinergia, entre palco e plateia, tem como resultado uma satisfação e um contentamento geral”, conclui Fabiano.
Vale lembrar que todas as atrações do projeto são gratuitas. Mais informações nas páginas do Departamento de Cultura e da prefeitura no Facebook e pelo site www.doisirmaos.rs.gov.br. O projeto Cultura, Lazer e Arte num Doce de Cidade tem financiamento do Pró-cultura RS FAC, produção de Simples Assim e coprodução de Kunst Empresa de Cultura.


(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela